Dica Ruim #6

Não pular café da manhã?!?”

Para fechar a série de “dicas britânicas ruins de nutrição” eu trago um clássico! Mais uma vez digo: se o país mais obeso da Europa fala que é ruim pular o café da manhã, eu deduzo que pular o café seja o melhor a se fazer.

Deixemos de lado o fato que “muitos – se não a maioria – dos estudos que concluem que aqueles que tomam café da manhã são mais saudáveis e administram melhor o próprio peso (…) foram patrocinados pela Kellogg ou outras empresas de cereais matinais”.

Melhor irmos aos fatos. Pois bem, a mais importante revisão no tema “pular ou não o café da manhã” analisou 52 estudos e concluiu NÃO haver evidências que apoiem a afirmação de que pular o café da manhã cause ganhe de peso ou reduza nosso metabolismo.

A diretriz do café da manhã como importante, promotora de emagrecimento e um modo de evitar redução da taxa metabólica é puro desejo e pensamento mágico sem suporte em evidências.

O surgimento deste mito de não pular o café da manhã não tem origem exata ou certa. Talvez seja um estudo de mais de 30 anos atrás. É de certa forma constrangedor relatar, mas ele teve uma intervenção de basicamente tão somente 4 semanas em 7 indivíduos.

Ou seja, os pesquisadores e “especialistas” extrapolaram como deveria ser a vida de 7 bilhões de pessoas baseado no que aconteceu em uma frágil metodologia com 7 pessoas por tão somente um mês.

Nutrição não é ciência, é um sentimento.

Se você acorda com fome, coma. Se não tem fome. Pule a refeição. Se quer emagrecer, faz bem pular.

Uma ideia sobre “Dica Ruim #6

  1. Pingback: Leituras de 3a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s