Por que muitos caem na falácia de contar calorias para o emagrecimento?

Acho que é impossível listar todos os motivos que fazem as pessoas ainda hoje acreditarem que o balanço calórico é um fator de causa, ou seja, o responsável pelo emagrecimento ou pelo processo de engorda de alguém.

Vamos deixar de lado o fato que essa ideia é defendida pelos profissionais da área, pelas diretrizes nutricionais vigentes, aquelas que quando foram seguidas, adoeceram e engordaram a população.

Se o governo diz, por que não acreditar, não é mesmo? Se o professor ensina assim, por que o estudante de Nutrição não irá acreditar? E o equívoco se perpetua.

Talvez a sociedade tenha abraçado a teoria porque é uma ideia tão simples que mesmo quem não sabe contar direito ou não sabe absolutamente nada de Biologia consegue entender o seu conceito.

Ela é tão simples que basta você fazer um paralelo com a conta bancária da pessoa.

Se ela fosse verdade, seria como dizer que não somos todos nós ricos porque gastamos mais do que ganhamos. Vê como é uma explicação tão pueril que ninguém sequer dá bola? Ou ainda é como dizer que o Maracanã está lotado no domingo porque entrou mais gente do que saiu do estádio.

NÃO! O estádio está lotado porque o Flamengo fez as pessoas correrem lá para ver gol do Gabigol! O nutricionista que fala que o estádio está vazio diz que é um “déficit de torcedor” porque ele não sabe que as pessoas vão ao estádio por causa dos jogos!

Veja bem, a matemática EXPLICA os motivos que fizeram o estádio encher, ela não é a RAZÃO PELA QUAL a multidão se aglomera em um local.

Por fim, uma última razão perpetua essa questão. Quando o nutricionista fala em déficit calórico ele transfere ao cliente toda a culpa! Ele fala que a pessoa com sobrepeso é preguiçosa (não se mexe o suficiente) e é gulosa (come demais). A culpa de ela não emagrecer nunca assim é do especialista, será sempre da pessoa, condenada a ter sobrepeso porque o especialista até hoje não compreendeu o seu próprio trabalho.

Uma ideia sobre “Por que muitos caem na falácia de contar calorias para o emagrecimento?

  1. Pingback: Leituras de 3a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s