Dica Ruim #2

A segunda das 8 dicas britânicas para manter a saúde é: “Coma muitas frutas e vegetais”.

Novamente a minha orientação passa bem longe disso.

A justificativa dos ingleses é que você precisa de 5 porções diárias de frutas e vegetais. De onde viria essa informação?

Quem me conhece há mais tempo sabe que uso um trocadilho com uma frase que não é de minha autoria: “Nutrição não é Ciência, é um sentimento.”

A recomendação de 5 porções por dia é baseada em evidências ou ciência? Não. Nada. É um número que foi inventado sem qualquer base. Tanto é que varia. EUA pedem 9. Austrália? 7. Dinamarca 6. Irlanda 4 ou mais. Suíços, belgas e austríacos 5.

Ou seja, cada país chuta um número qualquer. Mas querem saber qual a âncora, a base de saída dessa diretriz? Em 1991 um evento de combate ao câncer nos EUA juntou forças com uma entidade. Quais eram os patrocinados da entidade? Produtores de frutas e sucos.

Interessante, não? Seria mais ou menos como pedir à Nestlé determinar qual a recomendação diária de seus produtos em nossa dieta. É pedir para as raposas cuidarem do galinheiro.

Como a Nutrição não tem qualquer cuidado com suas diretrizes, você passa anos na faculdade aprendendo a entupir as pessoas de frutas. Acontece que esse alimento é o doce da natureza. Pobre em nutrientes, rico em açúcar, pobre em fibras. Na natureza ele é um sinalizador de engorda nos animais. Por que seria diferente nos humanos?

Para piorar, o Reino Unido diz à sua população que na impossibilidade de comer frutas, serve beber suco. Você consegue imaginar alguém acreditando que refrigerante emagrece ou te mantém saudável? Por que suco faria isso?

É basicamente fé, é basicamente pensamento mágico e sentimento.

Nos meus atendimentos a minha recomendação passa bem longe da dos britânicos. Seria mais ou menos assim:

Coma muita proteína. E trate a fruta como uma sobremesa, ou seja, não são diárias nem em todas as refeições”.

Não esqueça se mandar o texto ao seu amigo que acha que está abafando tomando suco…

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