A Nutrição e o Desconforto

Por quase 50 anos as diretrizes nutricionais nos dizem o que devemos comer e fazer para sermos magros e saudáveis. E ano a ano a sociedade está cada vez mais gorda e mais doente. Seria nossa culpa? Teríamos todos de forma incrivelmente sincronizada passado a sermos preguiçosos?

NÃO. Quando olhamos os dados populacionais temos que absolutamente TUDO que nos foi pedido pela maioria dos profissionais de saúde foi acatado. Então qual o problema?

Você que lê isso provavelmente briga sem sucesso com a balança. Veja bem, falo isso e acerto sem mesmo te conhecer porque as diretrizes nutricionais são tão equivocadas que atualmente mais da metade da população está acima do peso. Terrível, não?!

Quer uma notícia boa? A culpa NÃO é sua! E nós vamos explicar por que!

Mas veja bem, a solução -acredite! – é MUITO simples.

Mas ela não é nada FÁCIL.

Falo isso porque depois de décadas de total ineficiência naquilo que nos pedem, parte dos profissionais da área está mudando o discurso, num reconhecimento claro de que não sabem o que falam e que o que falaram não funciona: agora assumem o discurso do “pode um pouco de tudo”.

Como pode um pouco de tudo? JUSTAMENTE comer de tudo que nos fez estar obesos e doentes!

Em que área da atividade humana só temos direitos e não deveres? “Não se vive pela vontade, se vive pelo dever.”

A Nutrição tenta agora no convencer que dá para emagrecer vivendo em um buffet infantil. Seria uma exceção em – repito – todos os campos da atividade humana.

Quando revisitamos o que faz alguém engordar (ou emagrecer) há um enorme alento: dá para emagrecer sem fome! Dá para emagrecer comendo MUITO de alimentos que foram por meio século condenados pelas diretrizes que nos fizeram doentes e obesos.

Mas há ainda certo desconforto. Porque temos o direito de comer carne, gordura, por exemplo. Mas há deveres! Deixar de comer alimentos processados e não-naturais à espécie que geram prazer desmedido. E abrir mão de certo prazer.

Concorda?

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s