Por que não uso nem banha nem azeite

Já faz uns dias que penso em escrever esse texto. Isso porque uns amigos fazem piada me cobrando depois de ter dito a eles que não tenho nem banha nem azeite aqui em casa. Como posso dizer que banha é a melhor gordura se não tenho? Como defender usar azeite se não uso? Sou ou não sou skin in the game?

Na verdade tenho duas garrafas de azeite em casa que ganhei de Natal do FundUSP. Desde dezembro está fechada no armário. Banha? Faz 1 ano que não compro.

BANHA E AZEITE SÃO OU NÃO MELHORES?

Que fique bem claro: não teria medo ALGUM de usar o azeite que tenho. E se tivesse que usar UMA gordura, seria SEM DÚVIDA a banha!

Quem pensa que eu sou low-carb se engana, sou antes de tudo Paleo. DEPOIS low-carb. O conceito de Paleo é o de usar elementos NATURAIS à espécie humana e aprovados pelo tempo (Lindy). Banha é natural. Azeite é Lindy.

E os Óleos Vegetais (girassol, soja e milho)? Canola? Margarina?

São lixo puro! Só sendo acadêmico, médico, nutricionista, vendedor ou leigo pra defendê-los. Não são naturais (100% industrializados) e NÃO são Lindy (*o óleo de coco fica num meio termo… não industrializado, mais natural, menos Lindy, por isso é minha quarta opção, atrás da banha, do azeite e da manteiga).

Acredito CADA VEZ MAIS que uma dieta SAUDÁVEL contem o MÍNIMO possível de “gorduras de adição”, que são as gorduras que, AINDA QUE naturais, estão “fora” dos seus alimentos de origem. Elas são assim PROCESSADAS. Então você PODE comer abacate, mas não ficar usando o óleo dele. Você PODE comer porco, mas não usar banha! Pode comer azeitonas, mas evitar o azeite.

TUDO que é refinado, MESMO O AZEITE, TEM QUE ser evitado!

E como fazemos isso? Bom, aqui em casa uso uma frigideira de frisos que prepara a carne (porco e frango) em suas próprias gorduras! Ovos? Idem.

POR ISSO também não entendo as receitas e dicas que pedem óleo de côco no café, por exemplo. A pessoa quer queimar gordura e toma óleo? E ainda dá risadinha irônica de quem usa gel de pré-treino? Algo nessa logica não bate!

Pra terminar, você PODE usar banha e azeite. Minha dica: use o MÍNIMO possível. Não tenha medo é da gordura natural dos alimentos. As naturais!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s