Banha é Lindy. Nutrição não!

“A NATUREZA NÃO FAZ NADA EM VÃO” (Aristóteles)

Vocês já devem ter se deparado aqui nas minhas redes referências ao “Efeito Lindy”. O conceito, popularizado por Nassim Taleb em Antifrágil, fala sobre a ação do tempo na expectativa de algo não-perecível.

Ou seja, o tempo de vida deste algo dita a segurança com que este algo estará entre nós no futuro. Se algo funciona, ele é Lindy! Usar Banha é Lindy, por exemplo. Voltaremos à ela!

Sempre falo aqui: o tempo é a maior e melhor variável de análise de risco e segurança de algo.

E aí voltamos a Aristóteles, que tem uma frase célebre no assunto: “Se há um jeito melhor do que o outro, você pode ter certeza que o melhor é o modo da natureza.”

Na melhor obra que existe sobre hidratação no esporte, Waterlogged, Tim Noakes faz referências dizendo que vendedores e falsos especialistas (nutricionistas e fisiologistas IPIs, “Intelectuais Porém Idiotas”) tentam nos convencer que o ser humano é o único animal do mundo que não sabe quando precisa se hidratar.

Em Endure (de Alex Hutchinson) um fisiologista IPI explica que Haile Gebrselassie poderia correr MUITO mais rápido se bebesse mais água. No “raciossímio” dele um Labrador idiota (e o fisiologista igualmente idiota) sabe quando se hidratar, mas Haile, um dos maiores atletas de todos os tempos não.

Voltemos à banha…

Quando falei que óleo vegetal é o PIOR alimento a se ter na cozinha (SIM, pior que açúcar) sabe quem veio defender essa substância comestível de 100 anos que NUNCA foi testada antes de ser recomendada? Analfabetos? Vendedores? Leigos?

NÃO! Nutricionistas! Não foi minha avó analfabeta (que usava banha!), mas professores de faculdade que me diziam que eu deveria deixar de usar banha (milhares de anos) para usar óleo de canola, algo 100% industrializado.

Não é que à Nutrição falte aulas de lógica elementar, de risco, de matemática… falta também filosofia. Pois NUNCA em sã consciência alguém iria sugerir deixar de usar banha, “o modo da natureza”. É uma ideia tão estúpida que só podia vir de acadêmicos.

Uma ideia sobre “Banha é Lindy. Nutrição não!

  1. Pingback: Leituras de 4a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s