Na Saúde… Bem… É melhor você ler. (dica #10)

Ao longo dos últimos 9 dias vim listando aqui dicas e conceitos do que seria uma dieta pensando em saúde e emagrecimento. Costumo dizer que comer bem e de forma saudável é MUITO simples, o que é diferente de ser fácil. Afinal, SEMPRE haverá em uma dieta restrições de alguma ordem. Até por isso mesmo é uma enorme tolice o profissional se declarar contra dietas restritivas. Não existe dieta anárquica!

Quem já leu um pouco que seja do que nos pedem nas diretrizes nutricionais vigentes, talvez com a exceção da dica 9 (que não costuma ser bem abordada), deve ter reparado que todas elas vão de certa forma na contramão do que recomendam as associações de saúde que vivem ($$$) às custas de doentes.

As pessoas mais próximas se espantam e vocês provavelmente se espantariam se soubessem quantos médicos tenho como clientes ou ainda quantos nutricionistas tenho na mais alta conta. A ideia de que não gosto desses profissionais é enorme tolice.

Eu costumo dizer que os nutricionistas têm uma boa-vontade tão grande, mas tão grande que farão tudo o que aprenderam em prol de um cliente. Até mesmo aplicar as barbeiragens até hoje ensinadas nas universidades.

Lembre-se SEMPRE: a realidade é soberana, ela não liga pras suas INTENÇÕES. O que isso quer dizer? Que por mais que você queira apagar um incêndio, se tentar fazer isso com álcool, não importa o tamanho de sua boa-vontade, o resultado será pior!

Visto assim, sabendo que as diretrizes são um retumbante fracasso, já que NÃO se sustentam em evidências minimamente controladas, mas em INTENÇÕES, ao procurar um nutricionista o que a chance nos revela? Que a boa-vontade deles é tão grande que aplicarão o que aprenderam. O resultado? Sua saúde será piorada.

São conceitos de risco. Em situação de doença, ao não termos o que perder, a chance de se deparar com um bom profissional, ou seja, aquele que NÃO aplica o que aprendeu, você (sua saúde) tem muito a ganhar.

Porém, em situação de saúde não. Sendo assim, SIM, ir ao Nutricionista na saúde não faz sentido aos olhos do risco. Por isso, a dica 10 é: na Saúde não vá ao Nutricionista.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s