Restrinja sua Janela Alimentar. Ou ainda: Jejue!

O Amarelo, o gato mais bonito do mundo, nos ensina muito sobre Nutrição. O Amarelo come carne, comida de verdade! Ele não come essas rações balanceadas (ricas em carboidrato) e por isso não engorda como os outros gatos.

Tem mais. Quando cai a noite o Amarelo some. Gatos são animais noturnos. Pardais são animais diurnos. Cada espécie tem um ciclo circadiano característico. E o ser humano, não importa sua profissão, é um animal diurno. O que isso nos diz?

Que sua saúde se fortalece quando nos alimentamos “no claro” e dormimos de noite. Sempre foi assim. Thomas Edison ter inventado a lâmpada ou haver TV a cabo 24 horas por dia NÃO muda nossa biologia que é a de NÃO comer tarde da noite.

Nossa espécie evoluiu e se constituiu com uma janela alimentar curta (janela alimentar é o tempo entre a primeira e a última refeição do dia) e de poucas refeições (fomos moldados na escassez, não à base de iFood e supermercados 24h). A ideia de 6 refeições ao dia e ceia às 23h é tão anti-natural que apenas acadêmicos poderiam sugerir tal coisa.

E POR FIM, O JEJUM

Jejum é a abstinência voluntária de alimento; um hábito e uma prática segura feito há milhares de anos por bilhões de pessoas com incontáveis benefícios registrados na literatura.

Jejum é, além disso, um estresse que o corpo consegue gerenciar de forma adequada saindo fortalecido da sua prática. O jejum deve ser praticado não porque emagrece! Mas porque mimetiza, SIMULA uma realidade de escassez e não-disponibilidade de alimento sob a qual nossa espécie evoluiu. SIM, jejuar é um pouco desconfortável. Exercício também é e ninguém sugere que por isso não seja praticado.

É muito difícil falar dos benefícios do jejum sem praticá-lo. É quase inútil. Faça! Jejue! Crie uma rotina de jejuar. Pule algumas refeições semanalmente e note os seus benefícios. Descubra por você mesmo! Só assim entenderá. Mas como é tão diferente do que pedem as tortas diretrizes, falar que está em jejum gerará espanto, então faça jejum, porém, não revele a ninguém!

DICA #8: Jejue eventualmente. E tenha uma janela alimentar restrita. De quanto? Entre 8 e 12 horas.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s