Exercício é maravilhoso à saúde, mas se você precisa dele para manter o peso, sua dieta é ruim. (dica #7)

Isso porque ele é uma ferramenta MUITO ineficiente para promover perda de peso! Seja aeróbio (ex: corrida) ou mais anaeróbio (ex: musculação ou cross-fit) praticar atividade física gera sede que você mais tarde resolve se hidratando. Por que você acha que não geraria fome ou que essa fome não seria resolvida comendo mais depois??
 
Todos conhecemos alguém que passou a correr (ou caminhar, ou fazer pilates…) e emagreceu. Em um mundo obeso quem trabalha com esporte (como eu!) só tem a ganhar ($) quando se assume contra todas as evidências mais controladas que atividade física emagrece o praticante.
 
Mas essa é uma falsa verdade MUITO cruel porque quando ela não funciona (na absoluta maioria das vezes), ela joga nas costas do praticante a razão pelo fracasso. Então o taxamos de preguiçoso ou guloso. É um jeito conveniente do especialista esconder sua incompetência. É como o médico dar o remédio errado a um doente e culpá-lo por não melhorar.
 
O esporte cuida dos músculos (fique com um pé atrás com o nutricionista que diz resolver massa muscular com dieta). E dieta é quem cuida da gordura (fique com o pé atrás com o treinador que diz resolver excesso de gordura).
 
O papel REAL do exercício em um programa de perda de peso (gordura) NÃO é o de queimar calorias, mas sim dar estímulos QUALITATIVOS para preservar (ou aumentar) a massa corporal magra (músculos) enquanto a gordura é perdida via melhor alimentação.
 
Nenhuma atividade física queima calorias suficientes para valer a pena um programa de emagrecimento. Sua meta deveria fazer com que uma (nova) dieta o faça perder gordura e exercite-se para NÃO perder músculos no processo.
 
Você deve se movimentar, fazer exercícios por INCONTÁVEIS motivos. Emagrecer? Até ajuda, mas está LONGE de ser uma eficiente ferramenta.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s