Qual alimento que você acha que mais deteriorou a saúde de nossa sociedade? Provavelmente muitos diriam açúcar, afinal, seu caráter viciante, seu refino e o progresso tecnológico tornam seu acesso cada vez maior. Isso porque a indústria sabe de seu potencial mercadológico!
Porém, NADA é pior à saúde da população que os óleos vegetais (Soja, Milho, Girassol e o de Canola) e a Margarina. Reforço: NADA deteriorou e deteriora tanto nossa saúde quanto estes óleos e a margarina. Nem mesmo o açúcar.
Se por um lado o consumo de açúcar vem de séculos, o que o “piorou” nas últimas décadas é seu refino, fruto da tecnologia. Já os óleos vegetais citados não existem de outra forma que não seja 100% industrializado.
O QUE OS TORNA TÃO RUINS?
Esses óleos foram inventados há pouco mais de 1 século sem o menor controle ou testes de segurança. A Nutrição não deveria nunca ser vista que não seja aos olhos das doses e frequência de consumo. E esses produtos causam o consumo de doses de ômega-6 (não confundir com o 3) centenas de vezes acima do normal. Sim, consumir óleo vegetal é NÃO-normal. É mais do que isso: é prejudicial.
O que a indústria fez foi patrocinar entidades (o maior exemplo é a poderosa americana AHA) para demonizar os melhores óleos e gorduras, os naturais, que passaram pelo crivo do tempo, o maior agente de avaliação de segurança de um alimento.
QUAIS SÃO OS MELHORES?
1. BANHA (uma gordura natural)
2. AZEITE (que é apenas prensado, ou seja, um óleo pouco processado e consumido há milhares de anos)
3. MANTEIGA (pouco processada e consumida há milhares de anos)
Minha DICA #5 a qualquer pessoa é se LIVRAR da margarina e dos óleos vegetais industrializados de casa. Isso porque eles não são apenas nocivos, mas são 100% substituíveis.
Reforço: NADA, nem mesmo o consumo eventual de açúcar, pode fazer estrago maior à sua saúde.