Consuma menos frutas e tubérculos do que gostaria. (dica #4)

OU AINDA: a falácia do é natural
 
Uma das maiores falácias argumentativas quando o assunto é Nutrição é o ”é natural”. Urtiga é natural, grama é natural, cogumelos venenosos são naturais. E aqui reside o ponto principal: todo vegetal é natural!
 
Porém, cada espécie tem sua dieta baseada em um grupo de alimentos. Quando olhamos à história evolutiva do ser humano temos que carnes/ovos (praticamente todos), castanhas, frutas e ALGUNS legumes, ALGUMAS folhas, e ALGUNS cogumelos eram consumidos por nós.
 
Por um delírio profissional colocaram grãos e tubérculos, alimentos NÃO-naturais à espécie na nossa base alimentar. É lógico que isso carece de toda e qualquer lógica mais elementar.
 
Tubérculos e grãos não são naturais à espécie. Eles só entraram em nossa dieta após o domínio do fogo e ainda após a criação da agricultura (no caso dos grãos). Achar que grão é natural à espécie porque nosso tatataravô consumia é abrir a hipótese de que no futuro o Big Mac e milkshake poderiam estar na base alimentar. Tem que ser muito desapegado de raciocínio lógico pra concordar.
 
A agricultura transformou alimentos nunca antes consumidos (grãos, tubérculos e suas farinhas) como a base energética. Não faz sentido algum.
 
O consumo de tubérculos foi sempre DEPENDENTE de ENCONTRÁ-LO. O mesmo vale para frutas. Antes de sua domesticação elas eram sazonais (poucos meses por ano), locais (geograficamente) e com muito menos açúcar (viciante ao humano).
 
A evolução de uma espécie a “prepara” ao ambiente no qual ela vive. No caso do ser humano, a uma realidade de poucos tubérculos (dependente de sorte) e de poucas frutas (sazonais e de pouco açúcar).
 
A modernidade trouxe frutas anabolizadas de açúcar e tubérculos 100% acessíveis. Só que – novamente ela, a “realidade” – não preparou nosso organismo a esse ambiente. Ficamos assim viciados em frutas doces e aos tubérculos. Além de gordos e doentes.
 
MUITO mais importante do que perguntar se algo é natural é saber se algo é natural À ESPÉCIE. Grãos (dica #3) não são. Tubérculos e Frutas são em baixa quantidade.
 
Então consuma menos de ambos do que o paladar pede. É nossa dica #4.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s