“Folhas e Legumes são de certa forma Medicamentos” (Dica #2)

OU AINDA: sua salada quer te matar e isso é bom (parte 2)
Tempo atrás escrevi um texto que dizia que “sua salada quer te matar, e isso não é ruim”.
As recomendações e diretrizes nutricionais falham no entendimento de três lógicas elementares na forma como encaramos o nosso consumo de vegetais. A primeira de todas é: o vegetal (legumes e folhas) que você quer comer não quer morrer, e para isso ele irá tentar te matar.
Olhando na natureza, muito menos que 5% dos vegetais são comestíveis por nós. Quando você solta um coelho ou uma capivara em uma ilha desconhecida você não precisa se preocupar com eles. Eles irão comer devastando a flora. Eles são herbívoros. Porém, o mesmo NÃO acontece conosco.
Os vegetais que hoje comemos são em quase sua totalidade domesticados, modificados por nossos ancestrais. (*nós NÃO precisamos domesticar animais para conseguir comê-los). E aí chegamos à terceira lógica que a Nutrição ignora ou não compreende:
DOSIS SOLA FACIT VENENUM – “Só a dose faz o veneno.”
Os medicamentos farmacêuticos são em boa parte feitos por extratos vegetais. Legumes e folhas são assim de certa forma medicamentos. Tivemos que domesticar os vegetais para comê-los. POR ISSO algumas pessoas são sensíveis a diferentes alimentos vegetais.
Assim, sua avó estava de certa forma certa (“coma salada, menino”). Com vegetais domesticados a dose do “veneno” diminuiu. E por uma questão mecânica e física você não irá assim comer muito dele. E tem mais!
AQUILO QUE NÃO ME MATA, SÓ ME FORTALECE” (Nietzsche)
Consumir vegetais (folhas e legumes!) é uma questão de hormese, nesse caso um estresse que alimenta e nos deixa mais fortes (ao fornecer baixa dose de alguns elementos). Mas fazer disso a base da alimentação é um enorme erro conceitual.
Dica #2: Consuma vegetais (folhas e legumes)! Mas na medida que sua tolerância permite.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s