A Nutrição e a Navalha de Ockham

A Navalha de Ockham é um princípio de investigação que ajuda na formação de hipóteses que expliquem fenômenos. Porcamente resumindo, o princípio postula que das múltiplas explicações adequadas que expliquem um fato, deve-se optar pela mais simples, aquela que contenha o menor número de variáveis. Ockham é o sobrenome do filósofo inglês que dá nome ao postulado.

Uma das passagens mais engraçadas das entrevistas dadas por Gary Taubes explicando sua teoria do por que engordamos foi feita na TV ao lado de uma personal trainer. Ela rebate Taubes de forma professoral tentando explicar a ele a Primeira Lei da Termodinâmica. É engraçado JUSTAMENTE porque Taubes então lhe revela que ele é Físico formado por Harvard.

Vocês não imaginam o quanto isso me acontece (fiz 3 anos de Engenharia Civil na POLI). Nutricionistas falando se eu conheço a lei… sendo que se tem duas coisas que você NÃO estuda numa faculdade de Nutrição, além de Esporte, é JUSTAMENTE Matemática e Física (*ainda que insistam que saibam calcular a quantidade de calorias até a casa das unidades. **não, não sabem).

A tese do balanço calórico como explicação do controle de peso é um equívoco JUSTAMENTE por tomá-la como causa e desconsiderar a chance de ser CONSEQUÊNCIA. Se você perguntar a um professor de Nutrição que ainda fala essas bobagens por que numa sala tem gente, ele dirá que é porque entrou mais gente na sala do que saiu. Porém, isso NÃO nos revela a CAUSA de alunos estarem lá (ganhar presença). Entrar mais aluno do que sair foi uma CONSEQUÊNCIA da real CAUSA (o aluno TER que estar lá pra ganhar presença).

A tese do déficit calórico é uma invenção JAMAIS colocada devidamente à prova. E quando estudada como no mais clássico estudo (o Experimento de Minnesota) ela não para em pé. Se você sugerir jejum para emagrecer (não é para isso!) o Nutricionista que defende o balanço calórico dirá que não funciona, que emagrecer/engordar é um processo complexo, indo na contramão JUSTAMENTE da Navalha de Ockham que explica a BASE da profissão! Por quê? Porque a Nutrição é antes de tudo e EM TODO SEU FUNDAMENTO um exercício da mais pura dissonância cognitiva.

Uma ideia sobre “A Nutrição e a Navalha de Ockham

  1. Pingback: Leituras de 5a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s