“Cão vegano”?!? A gente sabe bem quem é o vegano na história….

Tenho dito que o mundo da Nutrição vive em uma espécie de mundo paralelo, negando a realidade, verdadeiros Terraplanistas. Quando comecei estudar a área da Nutrição Animal, mais especificamente a de cães, me deparei com um ambiente ainda pior, pois vem cheio de emoção talvez por envolver o melhor amigo do homem.

Um dos maiores erros de nossa sociedade atual, e isso está encrustado inclusive nas profissões que dizem se apoiar em pesquisas é estabelecer suas diretrizes não em evidências, mas em fé e esperança.

Há toda uma corrente de profissionais que advoga o veganismo agora para cães e gatos, o que pode ser considerado um crime contra o pobre animal. Você pode ter seus motivos pessoais (porque sabemos que ciência não há) para evitar comer carne, mas estender isso a um terceiro é crueldade, é abuso.

Você não terá dificuldade de encontrar veterinários dizendo que ração é o melhor alimento a um cachorro. Normal, nunca estudaram isso a fundo na faculdade, apenas repetem os “releases” das empresas fabricantes que patrocinam seus materiais didáticos.

Porém, há uma máxima: a realidade é soberana, ela não liga para nossos sonhos. Quando você encontrar algum cachorro vegano você sabe que ele NÃO tomou aquela decisão, ele SOFRE (literalmente!) com a decisão de seu tutor.

Um gif virou meme ao mostrar em um canal de TV americana um resumo do delírio dessa gente. A dona QUERIA que o cão fosse vegano, mas quando lhe foi dada a escolha, ele não renegou os 15.000 de separação de Lobos, seus ancestrais que vivem 99% do tempo comendo carne. E em rede nacional o cachorro obviamente entre vegetais e carne comeu o pote com carne mostrando a todos quem era o vegano na história.

Deixemos o ativismo vegano aos donos dos cães. Cachorro não precisa nem merece isso!

 

8 ideias sobre ““Cão vegano”?!? A gente sabe bem quem é o vegano na história….

  1. Pingback: Leituras de 5a Feira | Blog Recorrido

  2. Psicólogos Veganos e Vegetarianos

    Bom, vamos lá. Primeiro vamos falar do que você entende por ciência, já que disse que escolher não comer carne é apenas escolha pessoal e não tem base na ciência. Sabia que psicologia é ciência, assim como nutrição, medicina etc?

    ✓Medicina: provado pela OMS que mais de 70% das doenças humanas são causadas pelo consumo de carnes e insumos animais. Cânceres, problemas cardíacos e vasculares são alguns dos danos gerados pela dieta onívora. Pandemias e surtos virais, como gripe suína e aviária, gripe espanhola, doença da vaca loca, antraz, ebola, HIV, SARS e MERS, inclusive o Covid-19 tiveram origem na exploração de animais ditos de consumo. Veja no linktr.ee do @covid19.fatos (Instagram).

    ✓Psicologia: aponta que se alimentar com muita carne gera tendência a comportamento mais agressivo e abusivo,
    e que não se alimentar de animais demonstra maior equilíbrio mental, pessoal e social. Estudos forenses do FBI provam: quem desdenha do sofrimento animal geralmente apresenta distúrbios psicológicos e que 80% dos assassinos começam machucando animais.

    ✓Nutrição: apoiados pela OMS há estudos e pesquisas que apontam a dieta sem carne mais saudável. Aliás existem MILHARES de nutrólogos e nutricionistas veganos e vegetarianos, ATÉ ONÍVOROS que apoiam a idéia.

    ✓Ecologia, geologia, química etc: ciências que estudam o meio ambiente provam, a maior responsável pela destruição ambiental é a pecuária, afirmação sustentada pela ONU! Emissão de gáses, desmatamento para dispor pastos, gasto colossal de água para o processo de criação e abate, químicos poluentes etc. E quem é a pecuária? Quem vende a carne pra população.

    ✓Sociologia: A ONU é categórica ao afirmar que há alimento e água para suprir toda humanidade, mas grande parte está indo pra pecuária. 80% dos grãos produzidos são destinados para ALIMENTAR GADO, quantia que poderia alimentar 2 BILHÕES de pessoas carentes. 70% da água potável do mundo é gasta pela pecuária enquanto por ano morrem 2 milhões de crianças carentes por desidratação (sede), sem mencionar adultos.

    Sabia que 01 vegano por dia poupa:
    💧1,1 mil litros de água
    🌾20,4kg de grãos
    🌳2,7m de terra florestada
    🐾01 vida animal por espécie
    Então essa escolha não é só pessoal, está atrelada a ciência da sociologia, ecologia, psicologia, medicina, nutrição…

    Esses dados estão cravados na história, que aliás também é CIÊNCIA. Enfim, bases científicas que provam e afirmam que escolher não comer carne está longe de ser uma escolha meramente pessoal. É também uma escolha que atua positivamente na sociedade, na natureza, no mundo.

    Curtir

    Resposta
      1. Psicólogos Veganos e Vegetarianos

        Não tirei do nada! Sim de muito estudo e pesquisa, 22 anos de foco. Bom, existem matérias de grandes médicos e nutricionistas pela internet toda, só pesquisar. Aliás até mesmo matérias tiradas da própria Organização Mundial da Saúde. Religião?! Rsrsrs. Depois dessa sou eu que vou ignorar qualquer outra coisa. As pessoas podem pesquisar por si e ver a realidade dos fatos que descrevi. Um abraço. Adeus.

        Curtir

  3. Psicólogos Veganos e Vegetarianos

    Já sobre os cães, vamos começar com a citação que fez de um experimento (de variável falha) onde diz que o cão escolheu a carne aos invés dos vegetais. Bom, se colocarmos uma criança diante de um prato de arroz e feijão, e outro prato com bolo e salgadinho, podemos ter certeza que ela não vai escolher o arroz e feijão, e irá no prato de bolo e salgado, mas NEM POR ISSO está escolhendo o certo, o saudável, E POR ISSO que crianças precisam de responsáveis cuidando delas, para que não façam escolhas que os prejudique. Pois bem, animais de estimação são mentalmente semelhantes, uma vez que eles não saibem escolher o que é melhor para sua saúde, se é a ração industrial ou a comida natural. Aliás, cães têm tendência, mesmo em perfeito estado de saúde, a comer fezes de gato, nem por isso existem rações de fezes, não é?! Ou seja, tutores que optam por uma alimentação vegana para cães não estão impondo uma situação, estão simplesmente ESCOLHENDO uma alimentação mais saudável que o lixo industrial chamado ração, que comprovadadamente acarreta a grande maioria de doenças nos pets. Como os pais, eles não impõe que a criança deva comer comida, eles ESCOLHEM não dar lixo industrial como salgadinhos, bolachas e afins substituindo refeições.

    Agora é bem interessante um nutricionista falar mal da ração vegana e vegetariana. O ramo da nutrição está cansada de dizer que precisamos de PROTEÍNAS e não carne, precisamos de CÁLCIO, e não de leite, precisamos de ÔMEGA3 e não de peixe, etc. Que o importante é a INGESTÃO ADEQUADA dos nutrientes, NÃO DE ONDE SERÃO consumidos. Ou seja, se uma ração está com nutrientes balanceados, adequados a espécie, se ela supri as necessidades diárias do animal, e são aprovadas por órgãos responsáveis de saúde animal, qual o motivo para questioná-las além de ser apenas uma visão totalmente parcial da situação, carregada de pré conceitos PESSOAIS contra o veganismo ou vegetarianismo? O ramo da nutrição cresceu, evoluiu. Inúmeras pesquisas, estudos e comprovações (inclusive afirmadas pelos maiores órgãos de saúde do mundo) estão já muito além dos livros ultrapassados da biblioteca das universidades. Busque ampliar seu conhecimento sem discriminação e verá coisas novas fantásticas a sua frente, para humanos e animais, inclusive apoiadas e comprovadas por milhares de colegas de sua profissão no mundo todo. Um grande abraço.

    Só um adendo: minhas cachorras tem uma alimentação livre de ingredientes animais há 7 anos. Saúde perfeita e faço questão de fazer exames periódicos. Foram na veterinária duas vezes: para castrar e uma delas teve dor de ouvido. Ágeis, felizes, fortes… Enfim… Repetimos: busque se informar sem preconceito. Fique bem, e bom fds 🙏

    Curtir

    Resposta
    1. Danilo Balu Autor do post

      A sua argumentação é sincera, porém falha em tantos níveis… O objetivo maior da ração não é nutrir, mas sobreviver no mercado. E para isso ela vai apelar sensorialmente a primeiramente dono do cão (que é quem paga elo produto) e em segundo lugar ao cão para que ele coma o máximo possível. É o que chamamos de dissociação de interesse (vc quer a saúde do cão, mas o fabricante quer vender a ração). Ignorar isso é viver num mundo do arco-íris. POR ISSO que uma criança prefere salgadinhos a comida de verdade… um alimento (maçã, por exemplo) é um alimento natural à espécie, o salgadinho não. Ele é feito para estimular sensorialmente o consumidor.

      Dizer que “animais de estimação (…) não sabem escolher” foge de uma premissa básica: a de que vc vai oferecer a eles alimentos NATURAIS à espécie, não ração vegana. e vc der o que os “primos” deles comem (cães são mais próximos a lobos do que nós do chimpanzés) verá que eles não comerão legumes senão carnes e frutas silvestres.

      O que tutores oferecendo ração vegana fazem nada mais é que um misto de egoísmo e ignorância travestido de bondade. Porque acham que sabem melhor do que a natureza o que é melhor a um cão. Até porque entre uma ração vegana e uma “tradicional” (2 lixos alimentares) uma ao menos apresenta ingredientes de origem animal, naturais à dieta da espécie.

      Achar que Nutrição diz respeito a nutrientes e não aos PROCESSOS de onde advêm esses nutrientes é mais um sinal de ignorância (e não se ofenda, ignorância NÃO é burrice… sou bem ignorante em Psicologia, por exemplo) no assunto… porque somos “desenhados” biologicamente a tolerar elementos na distribuição só encontrada na natureza.

      Por fim, suas cachorras serem veganas, além de maltrato animal, nos revela outra coisa, além do seu egoísmo travestido de bondade, nos reforça que cachorros são dos animais mais resilientes que existem. Elas não vivem, elas sobrevivem porque vc quer impor a elas a sua vontade. Tenho certa pena delas, mas sei que compensa essa maldade com mto carinho, não tenho dúvida!

      Curtir

      Resposta
      1. Psicólogos Veganos e Vegetarianos

        Sobre a apelativa da ração, digo o mesmo o inverso: aquele lixo com restos dos restos, dos restos de carnes, química e conservantes é feita para cães sobreviverem até seus rins e fígado não suportarem mais, mas os tutores acham que é maravilhoso como a indústria quer. Enfim, não vou mais discutir sobre o assunto porque seus argumentos perdem todo valor pra quem tem o mínimo de sensibilidade para perceber o quanto são carregados de critica meramente pessoal, preconceituosa, discriminativa. Fique bem, abraço. Adeus.

        Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s