Existem 2 tipos de dieta pró-imunidade: a picareta e a ignorante.

Obviamente que com o mundo sintonizado em uma doença transmissível não demoraria a surgirem os abutres de sempre, aquele com atalhos para “vacinas” milagrosas. Basta comer X que você estará mais imune, ou basta você tomar determinados suplementos, como faz até um ex-professor meu que por curio$idade também é vendedor. É um padrão claro que fica entre o mau caratismo, a picaretagem e a ignorância.

NÃO EXISTE DIETA/ALIMENTO PRÓ IMUNIDADE

De novo: NADA na Nutrição deveria ser visto que NÃO fosse aos olhos da frequência. Por quê?

Vamos a um exemplo básico, simples. ÁGUA melhora a imunidade? Depende. NÃO beber água (em qualquer forma, mesmo a natural nos alimentos) pode matar mais rápido do que não consumir NADA de calorias/alimentos. Eu argumentar que beber água AUMENTA a imunidade abre a possibilidade de que se eu beber 1 litro por hora isso me transformaria no Wolverine. Só que a gente sabe que é mais rápido matar alguém por EXCESSO de água do que por FALTA dela!

Essas receitas envolvendo limão, cúrcuma e não-sei-lá-mais-o-quê são a demonstração mais clara de IGNORÂNCIA de como funciona nosso organismo. Sabe aquele ditado que diz que a dose faz o veneno? Pois bem, MUITOS dos micronutrientes são bem-vindos justamente porque AGRIDEM nosso organismo nos fazendo mais fortes. É o MESMO funcionamento da atividade física regular, por exemplo!

Quando tomamos um suco verde ou um smooth com meio alqueire de folhas e legumes estamos expondo nosso organismo a uma MEGA-dose NÃO-normal de micronutrientes. O paralelo é dar uma balde de água a alguém. Ou seja, pode dar MUITO ruim.

TODA espécie tem uma dieta típica envolvendo um grupo de alimentos. A nossa imunidade é a normal, a típica, quando BOA PARTE de nossas calorias provem desse grupo de alimentos. “Cada um é cada um”… IMENSA bobagem! Me traga UM ser humano que viva à base de grama e de comigo-ninguém-pode. Esse indivíduo não existe porque nós humanos compartilhamos de uma dieta onívora! É a RETIRADA de alimentos NÃO normais à espécie que nos torna mais imunes. Lembrando SEMPRE que MESMO a “sujeira” em baixa escala é bem-vinda. E ela pode ser INCLUSIVE na forma de vitaminas, desde que em escala normal!

*Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Nutricionista Clandestino! (a versão impressa você acha aqui!)

Uma ideia sobre “Existem 2 tipos de dieta pró-imunidade: a picareta e a ignorante.

  1. Pingback: Leituras de 6a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s