Enquanto o mundo está sintonizado no mesmo assunto, era esperado os mal intencionados e os mais ignorantes. Todo mundo parece querer lucrar com o pânico e o medo. Desde soro da imunidade até o professor-USPiano-vendedor-de-suplemento que fala o que o mantém imune (desde que compre em sua loja, claro!).
Tudo é novo. Mas alguns conceitos são bem antigos e bem compreendidos. Uma delas é que atividade física melhora a imunidade ainda que no agudo, no curto prazo, cargas mal calculadas podem ser imunossupressoras. O que é muito diferente de dizer que esporte o exponha a mais riscos. Como bem disse meu amigo Ivan Razeira, a RETIRADA abrupta de atividade física estressa o corpo expondo o organismo a mais estresse. Isso é MUITO bem compreendido na literatura.
Dizer “tome esse suplemento porque aumenta sua imunidade” é canalhice. Quem diz isso tem que embarcar com a família para a Lombardia e fazer live andando na rua provando seu ponto.
O período de quarentena nos expõe a situações NÃO-normais ao ser humano. Lembrem-se: até a presidiários de delitos gravíssimos é concedido o direito ao banho do sol porque sabemos do custo da FALTA dele à saúde. E aqui entra a VIA NEGATIVA.
Seu conceito é de que é pela retirada de um agente estressor que melhor promove a nossa saúde. Não vou tocar no assunto “sair para caminhadas” porque isso parece ofender os mais perturbados nessa situação. Mas em casa você precisa ter o controle da alimentação. O que tenho dito aos meus clientes é: tenha ao menos diariamente ao menos UMA refeição completamente, 100% limpa. Ou seja, com Comida de Verdade. Sem farinhas, sem industrializados, sem grãos, sem óleos vegetais, sem açúcar.
Esse é um modo que ajuda a manter o peso com pouco movimento e com acesso fácil à comida. “Como ficar longe de cerveja?” No momento que escrevo eu não tenho nenhuma cerveja em casa. Acesso É “tudo”! Perguntaram ainda se podia dar pão ao cão porque ele gosta. O cachorro só come pão se você der, você só toma cerveja se tiver! Eu acredito muito que NÃO devemos neste momento ter comida ruim estocada em casa.
O politicamente correto impede que se admita o ÓBVIO, que ter sobrepeso ou ser obeso AUMENTA a letalidade desta doença. Disfarçam dizendo “diabetes”, ”hipertensão”… mas não querem por pura patrulha dizer com todas as letras: OBESOS e quem tem sobrepeso morre MAIS dessa doença.
Oferecer pílulas e suplementos prometendo imunidade é mais do que canalhice. É ignorância porque desconhece que a via negativa (tirando alimentos ruins da dieta) ajuda na manutenção ou perda de peso. Não é sobre o que comer, mas sobre o que NÃO comer.
OFERTA!!!
A você que chegou até aqui e que gosta ou compartilha de nossas ideias, separamos uma promoção especial! Pelas próximas 24 horas você consegue adquirir o e-book O Nutricionista Clandestino com 40% de desconto! Isso mesmo! Para isso você PRECISA clicar neste link aqui! Mas lembre-se, apenas pelas próximas horas de voltar ao preço original!
Pingback: Leituras de 2a Feira | Blog Recorrido