Ah o Trigo…

A Nutrição sabe muito bem como manipular a multidão.” (*um trocadilho com uma frase do filme Gladiador de onde tirei a imagem).

Já reparou que o símbolo da Nutrição traz o TRIGO, um alimento NÃO-natural à espécie?? SURREAL, não?! Hoje me mandaram o cartaz de um curso de Nutrição Esportiva que contém aveia e bolacha de água e sal na imagem. É mole?! Teria MEDO de entrar num curso assim!

SEMPRE que se fala que deveríamos evitar o trigo por ser um alimento NÃO-natural à espécie e conter glúten, um elemento pró-inflamatório, o argumento é sempre o mesmo: comemos trigo há muito.

Isso NÃO é verdade! A Revolução Agrícola é, em escala evolutiva, MUITO recente. Dizer que comer trigo por 5 mil anos o faz natural, nos faz adaptado, abre a possibilidade de que no futuro chocolate poderia entrar diariamente na dieta. Isso é verdade? É óbvio que não.

O trigo como o conhecemos e consumimos tem MEIO século de vida. Fritz HABER foi o químico alemão que desenvolveu trabalhos para a produção de fertilizantes químicos MUITAS vezes mais eficientes que o até então natural esterco. Seu trabalho na área o levou ao Nobel de Química (1918).

Na metade do século passado os pés de trigo anabolizados pelos novos fertilizantes desenvolvidos ficavam TÃO cheios de grãos que TOMBAVAM carregados. Era preciso mudar isso! Entra então Norman BORLAUG.

Este agrônomo em 1944 passa a desenvolver um NOVO trigo, o trigo anão! Estava assim resolvido o problema! Uma versão que NÃO tombava e resistia à adubação intensa, intensiva! Nos anos 60 praticamente TODOS passaram a usar o novo trigo. Isso deu a Borlaug o Nobel da Paz (1970).

NÃO, o trigo de Jesus na Santa Ceia NÃO é o trigo que comemos, o atual é MUITO mais inflamatório, é SEIS vezes mais produtivo e MUITO mais viciante.

Você acha MESMO seguro e adequado comer algo TÃO novo, recente e NÃO natural?

p.s.: o que trago aqui NÃO foi tirado do livro “Barriga de Trigo”, mas ele explica como ninguém as diferenças entre o trigo atual e o trigo que a Nutrição ainda acredita que você come…

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s