AVEIA: um dos maiores símbolos da esquizofrenia na Nutrição

Dias atrás na sessão de perguntas do meu Instagram perguntaram “em que eu me baseava pra dizer que aveia é ‘lixo’, se eu tinha algum estudo para ratificar essa informação”. Dá para fazer um tratado em cima desta pergunta (e que o autor não se ofenda!).

Você enxerga nas linhas tantas taras… Uma delas é a tara do brasileiro no debate atual com a tal demonstração de ”evidências”. É sinal que o indivíduo médio não entende muito bem a diferença entre “ausência de evidência” e “evidência de ausência”. Apelando ao extremo, a imensa maioria se espantaria se soubesse que não há estudos sobre paraquedas. Ninguém precisa fazer um estudo (ele nunca foi feito!), entre pular do avião com ou sem. Eu pulo COM. Você vai pedir referências numa emergência?

Ainda no paraquedas, você usa porque não é burro nem louco não por causa de estudos! Você assim obedece à lógica mais elementar! Vamos usá-la?

A primeira de tudo, menos técnica e – novamente – mais lógica obedece ao critério de competência de quem dá a recomendação, no caso, a de não comer aveia se você se preocupa com sua saúde e silhueta. Nela temos que admitir que a Pecuária tem um histórico de competência que supera a Nutrição em escalas não-comparáveis. Se você se der ao trabalho de visitar uma fazenda de engorda verá que os suínos recebem várias vezes ao dia (entre outras coisas) aveia, leite desnatado e grãos (milho e soja) para engordar. O que pede a diretriz nutricional para nos emagrecer? Refeições frequentes que tenham aveia, leite desnatado e grãos. Faz sentido? Eu sei que não faz. (*aqui talvez valha dizer que suínos são um modelo orgânico mais próximos a nós do que os próprios macacos)

E a segunda lógica é um pouco mais técnica. Os “especialistas” dizem que aveia é fonte de fibra. Somente acadêmico, Médico ou Nutricionista têm coragem de dizer isso. Qualquer pessoa minimamente alfabetizada pode ler a embalagem para constatar que aveia NÃO é uma boa fonte de fibras (*isso cabe SOMENTE a folhas e legumes de baixo amido, já chego ao amido). Aveia é fonte de… CARBOIDRATO.

Aveia, como o milho e a soja, é rica em amido, amido estruturalmente é um polímero de glicose. Deixando o tecnicismo de lado, amido nada mais é que uma sequência de centenas a milhares de moléculas de glicose ligadas uma a uma que em sua boca e intestino viram GLICOSE “livre”. (*o nutricionista ou médico que te receita aveia, por pura ignorância acha que o amido da aveia em seu corpo vira luz, esperança, gratidão e é emagrecedor)

Terminando a lógica “mais técnica”, a presença de glicose (“o amido quebrado”) no sangue faz aumentar a liberação de insulina, o hormônio mais engordativo no ser humano (ou em porcos que o pecuarista quer engordar dando amido ou em cães, como quem já leu O Veterinário Clandestino muito bem sabe).

Um pecuarista dá aveia ao porco porque o quer DOENTE (síndrome metabólica), obeso, porque é ISSO que ele TEM que fazer para viver. O Nutricionista ou Médico que te oferece aveia faz isso porque não entende a lógica mais elementar de um alimento que é POBRE nutricionalmente falando porque esta característica é calculada justamente contando-se calorias dividido por nutrientes. E a aveia tem aqui um valor muito baixo.

Não me pergunte qual estudo que eu tenho para não comer nem recomendar aveia. Pergunte por que eu comeria um alimento que é dado para ADOECER os animais. Ou então pergunte os estudos que levam duas categorias INTEIRAS a recomendar um alimento que NUNCA se demonstrou bem-vindo à espécie. Não exija de mim o que nunca se exigiu antes dos especialistas que nos engordaram.

*****

AVEIA…

-NÃO é rica em fibra;

-NÃO é rica em nutrientes;

-É usada para ENGORDAR e ADOECER o modelo biológico mais próximo que há do ser humano.

Anúncios

2 ideias sobre “AVEIA: um dos maiores símbolos da esquizofrenia na Nutrição

  1. Pingback: Leituras de 6a Feira | Blog Recorrido

  2. Pingback: HEURÍSTICA na Corrida: se o Método de treino tem nome, deve ser ruim… | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s