Ração sem grãos? O império contra-ataca!

Há uma onda recente entre donos e tutores de cães de buscarem ração do tipo grain-free, ou seja, que não tenha grãos em sua fórmula. O motivo? O indivíduo comum está se dando conta daquilo que uma faculdade de veterinária ou de zootecnia parece não ensinar: o conceito mais do que básico de que cães não foram feitos para comer grãos, então uma ração assim tenderia a ser melhor.

Obviamente que não comer grãos abre possibilidades sem fim, para o bem ou para o mal. Seria ingenuidade achar que as empresas deixariam de dar arroz e milho ao seu cão, para oferecer carne bovina e não cobrar (muito) a mais por isso. O que o mercado fez foi buscar alternativas igualmente baratas só que não menos ruins.

Mais do que isso, o que o mercado fez foi reagir contra-atacando: “Como assim você não vai comprar o nosso produto??”

A piora do insumo usado começou a aparecer. Como sei? 16 marcas de ração para cães parecem estar associadas a um risco elevado de insuficiência cardíaca em cães de acordo com o poderoso FDA (Food and Drug Administration) americano. Isso porque para deixar de dar arroz, as marcas passaram a optar por alimentos ainda piores a um carnívoro como ervilhas, lentilhas e grão-de-bico, leguminosas que contam com antinutrientes estranhos ao organismo do cachorro.

A outra saída do mercado foi contar com seus garotos de programa de sempre, que vestem jalecos fingindo serem inteligentes ou pesquisadores sensatos e honestos. Veja como se sai essa ~especialista~ consultada: “Não há benefício comprovado cientificamente para alimentos sem grãos, então por que arriscar? Não há razão científica para ficar sem grão.”

COMO É QUE É?!? Um calouro não passa de ano em Iniciação Científica em uma faculdade minimamente séria se acreditar nessa afirmação.

Porém, é assim que funciona! O mercado de rações caninas é bilionário, ingenuidade seria achar que não haveria resposta por parte deles. Agora deram pontapé ao temor tentando nos convencer usando pesquisadores ignorantes ou mal intencionados dizendo que ração boa é aquela que tem grãos, ainda que cães não devessem consumi-los. Surreal!

 *Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Veterinário Clandestino! Se preferir a versão impressa, compre aqui!

Uma ideia sobre “Ração sem grãos? O império contra-ataca!

  1. Pingback: Leituras de 6a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s