Quem vigia a Nutrição?

Quis custodiet ipsos custodes?

OU…

Quem vigia a Nutrição?

Tem uma cena em “Batman vs Superman” (sim, adoro frases de filmes de super-heróis) em que debatem a necessidade de supervisionarem o homem de aço, afinal, e se ele decidir exterminar a humanidade? Um dos motes do Batman no filme é justamente impedir alguém tão poderoso de decidir-se por si só.

Falo isso porque semanas atrás foi amplamente compartilhado um estudo que saiu no ECO 2019 (European Congress on Obesity). Do que falava ele? Que de 9 conselhos dados por influenciadores digitais 7 estariam errados.

Mas… QUEM VIGIA O VIGILANTE?

A internet é lugar de tudo. Desde maravilhas úteis da informação gratuita com qualidade até de “Terra-Planismo” ou tutorial de como se fazer bomba caseira. Mais do que isso ela mudou o modo como a sociedade se relaciona, ela mudou o fluxo de informações.

Uma das observações MUITO felizes de Nassim Taleb sobre redes sociais é que ela trouxe de volta a conversa bidirecional, enfraquecendo a forma “unidirecional” da imprensa, por exemplo. Por isso o jornalista atual sofre tanto… ele não estava acostumado a ser questionado. Ele achava que estava certo e hoje vemos como erram (intencionalmente e por MUITAS vezes por incompetência) em uma frequência estupenda.

Com outras classes não é nada diferente. O livre acesso à informação técnica na área de saúde (seja médica, nutrição ou de treinamento físico, por exemplo) em redes sociais é um dos únicos lugares de nosso contraponto à narrativa ou aos conselhos e diretrizes oficiais.

E informação boa e gratuita gera medo justamente de quem cobra ($) por informação! Não à toa vivem a tentar descreditar quem não assina a cartilha ou quem não paga pedágio aos conselhos e associações (CRN, CREF, ABESO, etc…).

Veja bem, entrei no Medscape para ver quais seriam essas recomendações erradas. Aliás, Quem julga o que é errado??

Bom, vamos a alguns dos “erros” que encontrei no resumo do tal estudo.

ERRO #1
Não havia NENHUMA relação com informação. O problema era que os influenciadores não eram associados da Association for Nutrition. Nessa caça a “blogueiros” de nutrição não há NENHUMA preocupação genuína com saúde de terceiros, apenas preocupação com monopólio de quem pode falar sobre o assunto… sobre quem pode ganhar dinheiro com isso. É a única preocupação.

ERRO #2
As receitas dos perfis não atendiam às diretrizes de macronutriente (gordura, proteína e carboidrato). Ou seja, a diretriz britânica que engordou aquela população nas últimas décadas é o certo. O que fazíamos antes da era da Globesidade e éramos magros e saudáveis é errado.

ERRO #3
As dietas sugeridas extrapolariam as calorias recomendadas. O ano é 2019, mas a Association for Nutrition AINDA acha que obesidade é uma questão calórica não fisiológica!

ERRO #4
Era um erro se o perfil NÃO sugerisse contar calorias.

Lembre-se sempre de duas coisas… uma delas não tem caráter opinativo, é puramente conceitual. Nenhum profissional tem licença para dizer às pessoas (e a você) a quem elas podem ou não buscar conselhos técnicos. Eu procuro quem EU quiser. De TODOS os bons livros que li sobre Nutrição apenas UM foi escrito por nutricionista (Obesity, HARCOMBE) e ela NÃO pode atuar fora do Reino Unido. Entende meu ponto?

O segundo ponto é: nas diretrizes da Nutrição que dizem respeito à emagrecimento e dieta saudável você tem a certeza que encontrará as orientações erradas (eles erram com sucesso há 50 anos). Já o mundo sem regra da internet ao menos te dá opção de quem sabe achar alguém que acerte.
 

*Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Nutricionista Clandestino! (a versão impressa você acha aqui!)

Uma ideia sobre “Quem vigia a Nutrição?

  1. Pingback: Leituras de 2a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s