Covas, “Leave the kids alone”!

Soubemos que Bruno Covas, o atual prefeito de SP (vice de João Dória, que assumiu o cargo de governador em janeiro) fez uma parceria com a apresentadora Bela Gil e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Intuito? Instituir uma dieta vegetariana para as crianças das escolas municipais da cidade.

Foi mais do que um golpe baixo, porque foi sem debate prévio com pais, família e sociedade. Mas irresponsável porque retira de crianças ainda que uma ou outra vez na semana acesso a alimentos de origem animal.

O argumento é pueril, apelaram à sustentabilidade. Uma vez que o critério que norteia a dieta é sustentabilidade, e não a qualidade, podemos num próximo momento mudar o cardápio em função do preço. Aliás, deixar as crianças em casa, sem escolas, é mais sustentável, porque elas não precisam se locomover! Brilhante, não?

Mas o prefeito achou prudente fazer uma parceria com uma entidade que tem bem clara uma agenda. Será que em 2020 ele fará outras com pecuaristas, outra com a indústria do açúcar, depois com a de brinquedos eletrônicos… será?

Mais: eu gostaria de ver o Bruno Covas daqui até o final do seu mandato viver em dieta vegetariana! É fácil pedir que os DEMAIS comam bife de abobrinha enquanto ele, com salário de R$18.000, pode comer o que e quando bem quiser. Parte dos alunos das escolas encontram na merenda um valor biológico que suas famílias não podem arcar ($), mas o prefeito prefere retirar também isso deles. No fundo, a jogada traz economia ao município. Ele não citou essa consequência porque sabe que não cairia bem.

A pessoa pode ser vegetariana se quiser! Empurrar isso às crianças, ou às crianças dos outros é golpe baixo! É sujo! Típico de político sem “skin in the game”!

*E só não me venham dizer que a dieta é mais saudável! Carne não é veneno! NUNCA vai ser uma opção saudável optar pela proteína de SOJA em detrimento de um alimento que esteve SEMPRE presente na dieta de crianças!

**Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Nutricionista Clandestino! (a versão impressa você acha aqui!)

Anúncios

Uma ideia sobre “Covas, “Leave the kids alone”!

  1. Pingback: Leituras de 6a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s