Cru vs Cozido vs Ração

4ª feira cheguei tarde e cansado do treino, não havia legumes, querendo descansar não pensei duas vezes: vou dar carne e ovo cru para as cachorras. E só!

SEMPRE que comento que dou comida crua me questionam se eles não trariam riscos de contaminação aos meus animais. Qualquer dono de cachorro sabe bem onde seu animal coloca o focinho e sua boca o dia todo.

Será que um animal que tem um estômago com um pH por volta de 1.5, mais ácido do que o nosso, seria tão sensível à contaminação alimentar? Será que essa acidez estomacal não serve evolutivamente JUSTAMENTE para lidar melhor com alimentos e ambientes não-esterilizados?

Porém, por mais que pareça seguro e vantajoso do ponto de vista evolutivo, as poderosas associações American College of Veterinary Nutrition (ACVN), American Veterinary Medical Association (AVMA) e a American Animal Hospital Association (AAHA) não compartilham dessa ideia.

A ração canina como a conhecemos hoje é algo inventado há cerca de meio século, não é o alimento cru quem tem que se provar superior, e sim o contrário. Cabem às associações trazer evidências que mostrem que as rações secas, as mais consumidas, são superiores. Trouxeram?

NUNCA.

JAMAIS.

A ACVN, AVMA e AAHA não devem fazer isso de graça ($$), lógico! Até porque recomendam isso sem citar vantagens da ração sobre dieta crua. Sabe por quê? Porque não TEM COMO elas serem inferiores! Cães evoluíram por milhares de anos comendo alimentos crus OU cozidos, não ração!

Um estudo recente (ALGYA et al, 2017) mostra ainda que sem querer o nível de delírio e dissonância cognitiva dos autores. No texto está que as dietas cozidas e cruas acabaram sendo mais digeríveis do que a ração como resultaram em níveis mais baixos de triglicerídeos no sangue (algo bom!) do que a dieta de ração, embora fossem mais gordurosos (o que é bom também, pois aumenta a palatabilidade!). Aí completa dizendo haver um benefício potencial das dietas não tradicionais.

Como assim não-tradicionais?!?

Por 15.000 anos cães comeram alimento cru, há 50 comem ração e o não-tradicional é o natural?! Faz sentido!

NUNCA.

JAMAIS.

*Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Veterinário Clandestino! Se preferir a versão impressa, compre aqui!

Anúncios

3 ideias sobre “Cru vs Cozido vs Ração

  1. Darly Sena

    Terminei de ler o veterinário clandestino… São assustadoras as informações!!
    Como você define a quantidade de alimento nas refeições das suas cadelas?
    Obrigado!

    Curtir

    Resposta
    1. Danilo Balu Autor do post

      Oi Darly! Tudo bem? Espero que tenha gostado do que leu lá! É complicado, sabe? Qualquer veterinário dirá que é preciso fazer cálculos… acredite, eu não faço nenhum! Na Nutrição eles têm precisão MUITO baixa… não seria diferente com cachorro! Fui fazendo na base da tentativa e erro… Um dia errava para menos e uma delas ficava me seguindo pela casa de noite (as alimento sempre junto com o nosso jantar). Um dia errava para mais e alimentos que apetecem menos (como legume cozido junto com sangue, fruta ou fígado de galinha) sobravam no pote. Cachorro teoricamente come tudo o que vc colocar, qdo sobrava esse tipo de coisa, sabia que tinha errado pra mais. Agora, por exemplo, não sei de onde vc tc, mas aqui em SP está um calor insuportável, estou dando menos comida para elas e elas NÃO me pedem mais. Resumindo: faço no olho, ZERO cálculo. Elas estão dispostas, não pedem comida, não sobra e se dormem logo depois do jantar, sinal que acertei! rsrs

      Curtir

      Resposta
  2. Pingback: Leituras de 2a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s