O que comem os cães?

Um dos conceitos que norteiam meus conceitos sobre nutrição diz o seguinte:

Qualquer conselho nutricional que envolva a substituição de um instinto natural ou a substituição de um alimento ingerido por milênios por um produto industrial moderno está errado.” (P. D. Mangan)

Os cães surgiram a partir dos lobos coisa de 15 mil anos atrás. Ao contrário do que muita gente pensa, cachorros não são estritamente carnívoros, como os gatos, por exemplo. Podemos chamar os cães de carnívoros de oportunidade ou por conveniência. O que isso quer dizer?

Que se você for milionário, pode alimentar um cão somente com bife ancho e ele fará cara feia quando oferecer um morango, por exemplo. Mas, no mundo real, não tendo carne em todas as suas refeições, ele consumirá frutas, por exemplo.

Uma vez argumentaram que oferecer banana às minhas cachorras, por exemplo, era um erro conceitual porque cães não tiveram na evolução contato com essa fruta. É verdade, mas lobos consomem frutas silvestres como apontam estudos bem interessantes e muito bem controlados na Mammalian Biology, por exemplo.

E na ausência de dinheiro para oferecer frutas silvestres ou bife ancho, banana e carne barata é uma excelente opção!

Perguntavam ainda sobre dar peixes. Um achado recente da Voyageurs Wolf Project(Minnesota/EUA) obteve imagens dos lobos… pescando! SIM! Lobos pescam! Ou seja, esse animal, ascendente do cachorro é um onívoro que consome peixe!

Outra observação foi que a dieta desses lobos é incrivelmente variada em função da estação do ano. Por isso que chego a dar risada quando vejo profissional da área dizendo que faz cálculos de dieta e nutrientes. Penso sempre duas coisas:

  1.  Ou esse profissional ignora a realidade (nunca deve ter tido ou passeado com um cão na vida);
  2. Ou ele não entende a realidade!

Sabe uma coisa que esses estudos e grupos de estudo NUNCA encontraram? Lobos ou cães selvagens que na natureza se alimentavam de… ração!

O que você está esperando para tirar da cabeça a ideia que um animal tão querido vive bem comendo ração como principal parte da dieta??

*Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Veterinário Clandestino! Se preferir a versão impressa, compre aqui!

Anúncios

Uma ideia sobre “O que comem os cães?

  1. Pingback: Leituras de 2a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s