Coma MUITO neste Natal!

As colunas e portais sobre Nutrição são originais como uma revista para adolescentes. Na Páscoa o “brigadeiro de biomassa”. Na Festa Junina a “pamonha de painço”. E no Natal, a Ceia Fit. Que morte horrível e dolorosa! Ninguém merece isso! Coma! E coma muito! Sabe por quê?

Porque Nutrição é sobre extremos

Não existe o menor sentido em pegar leve no Natal! Na natureza os animais comem até não aguentar mais e, havendo disponibilidade, comem daquilo que há: as mesmas frutas, a mesma gramínea, a mesma carne de zebra, os mesmos ovos roubados. A tese de que devemos variar a nossa dieta no curto prazo não encontra nenhum suporte na ciência nem na realidade. A variação pode e deve vir no longo prazo justamente porque é isso que causa o extremo tão bem-vindo, tão necessário.

As sociedades convivem desde sempre com ciclos de abundância e escassez ou jejum (o causado pela falta de alimentos ou o voluntário religioso). O que as diretrizes nutricionais, que têm enorme talento em nos adoecer e nos engordar, sugerem é que não façamos jejum (porque em uma espécie de delírio coletivo dos “especialistas”, dizem que faz mal) e recomendam que não façamos banquetes exagerados (pedem “moderação”, justamente o que NÃO existe na natureza, no mundo real fora das universidades).

FAST & FEAST (Jejum e Esbórnia)

Em julho eu devo comer algo como um hectare inteiro de milho. Em abril uns 5kg de Colomba. No Natal uns 7 panetones e 2,7 porcos. Por quê? Porque eu fiz a lição de casa. Eu fiz o Fast, é hora de poder, de ter direito a fazer o Feast! Comer muito no Natal é o poder deitar no domingo sem precisar fazer atividade física nenhuma porque você treinou forte ao longo da semana.

Não é porque eu posso, é porque quando observamos a realidade, algo que a Nutrição NÃO faz, você descobre que é assim que a humanidade caminhou até aqui! Com períodos de escassez (low-carb, jejum, atividade física…) seguidos de abundância e fartura.

Se você fez um, faça o outro sem medo NENHUM! E seja feliz!

Se você ainda está em dúvida, consultoria inbox! Sempre!

*Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Nutricionista Clandestino! (a versão impressa você acha aqui!)

Anúncios

Uma ideia sobre “Coma MUITO neste Natal!

  1. Pingback: Última Leituras do Ano! | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s