O que é mais saudável?

Uma noite no MasterChef ao oferecer um prato a uma chef, ela exclamou: “Nossa! Que prato saudável”! Era uma berinjela. Eu te pergunto: o que é mais saudável? Um grande pedaço de PORCO ou BERINJELA?

Talvez minha amostra seja viciada, mas arrisco a dizer que mesmo entre“especialistas” (sempre entre aspas) a berinjela (ou qualquer legume à sua escolha) ganharia.

Faço um exercício inverso. Aos que acham que a berinjela é mais saudável que carne proponho EU ficar sem comer berinjela daqui pro resto da vida. Experimente você ficar sem carne. O que mais faz falta? O que impacta mais sua dieta?

Um dia, não faz muito, na fila do açougue uma senhora bem obesa me viu com dois pacotes. Curiosa, ela me perguntou se eu gostava e como comia aqueles pés de galinha (R$3,99/kg). Eu expliquei que não era muito fã, mas aquilo era para a Eva e a Pepper, nossas cachorras. Ela continuou perguntado como eu preparava. Bom… alguns segundos no microondas, está morno e dou para elas.

Que nojento, moço”. Palavras dela.

Depois ela perguntou da fressura (que é um misto de pulmão, fígado, vísceras, coração… a R$2,99/kg para quem acha que ração é alternativa barata). Eu expliquei que também era para as cadelas. E que também apenas esquentava (compro tudo congelado) no microondas até ficar morno. E ela: “se eu fosse cachorro eu não ia querer você como meu dono, moço”.

Na hora de pagar a atendente fez a mesma pergunta sobre os pés. E completou dizendo que ela tinha um cachorro muito doente, mas seguiu as orientações de dar pés de galinha e ele melhorou muito. Sem saber da patologia eu expliquei que poderia ser o cálcio e fósforo dos ossos, ou o colágeno, ou a gordura animal, ou o hábito essencial de mastigar algo duro. Ou ainda que comer carne é NATURAL aos cães.

No nosso quintal há um pacote de ração há uns 3 anos abandonado. Elas não mexem. Eu não posso deixar carne congelada nem enterrada no canteiro. Por que será?

Em “O Veterinário Clandestino” faço questão de fechar o livro explicando que a humanização dos cães e também de sua dieta é o PIOR que podemos fazer. Sapatinhos, cerveja para cães, carregados em carrinhos de bebê, perfumes, chocolate canino e – talvez o pior de todos – rações (que podem ficar 3 anos largada no quintal ou 25 ANOS na prateleira que ainda são válidas. Você, tenho certeza, não comeria NADA 25 anos depois de produzido).

Afirmar que berinjela é mais saudável que carne mostraria não só como negamos a realidade, mas como sem saber nós escolhermos o NOSSO alimento, por que seríamos, como a senhora no açougue, dizer o que é o melhor a um cão?

Qualquer conselho nutricional que envolva a substituição de um instinto natural ou a substituição de um alimento ingerido por milênios por um produto industrial moderno está errado.” (P. D. Mangan)

Coma eventualmente carne, não coma NADA que sua bisavó não reconheceria como alimento.

*Se você gostou do que leu aqui, e prefere a versão digital, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Veterinário Clandestino! À venda também na versão impressa!

Danilo Balu
autor

Anúncios

3 ideias sobre “O que é mais saudável?

  1. Pingback: Leituras de 6a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s