A enorme, antiga e fiel folha de pagamento do Diabetes

O ano ainda não chegou à metade, mas um texto publicado na semana passada pelo pertinente Jason Fung já concorre a um dos imperdíveis de 2017. Acho que já compartilhei aqui que o Conselho Regional de Nutrição (CRN) me processa, que a ABESO me ameaçou de processo e que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) não compartilha de minhas ideias. E eu acho que sei bem o motivo.

Bom, em seu texto original em inglês, Fung explica a teoria do “follow the money” aplicando esse princípio de seguir o dinheiro, desta vez à Diabetes e Nutrição. A insulina é – e eu não sabia disso! – a droga mais vendida há UM SÉCULO! É uma gansa dos ovos de ouro maior que o controverso pato gigante da Fiesp!

Só que você não verá uma única empresa farmacêutica fazendo comercial direto a você. Isso porque eles têm quem faça isso por eles! Quem? Entre nas diretrizes sobre emagrecimento e controle de diabetes das entidades e associações de sempre (vocês sabem quais). Se você segui-las você terá NECESSARIAMENTE que consumir a droga de quem, coincidentemente, patrocina esses grupos! E a relação próxima das empresas com as entidades explica por que muitas das recomendações adoecem quem as segue.

Reforço: o texto de Fung é esclarecedor, é lúcido, é revelador. Mas ele era em inglês. Agora soube que o Paleodiario traduziu e publicou em português. É um texto obrigatório para quem ainda dá atenção às diretrizes de entidades de Nutrição.

Por fim, eu sou BEM pessimista, mas ainda acho que muita gente será chamada um dia para se explicar à sociedade. Leia o texto e português aqui.

No mais, no livro O Nutricionista Clandestino (na versão impressa aqui) explico com calma os sucessivos equívocos das diretrizes nutricionais perpetuadas por quem deveria ser um grupo de especialistas em Nutrição atendendo a você e não a quem patrocina.

Danilo Balu

Anúncios

Uma ideia sobre “A enorme, antiga e fiel folha de pagamento do Diabetes

  1. Pingback: Leituras de 5a Feira | Blog Recorrido

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s