Os benefícios inusitados e inesperados da Homeopatia

Agora é lei: nos EUA os remédios homeopáticos vendidos sem necessidade de prescrição terão que conter um aviso dizendo que são baseados em teorias antiquadas “não aceitas pela maior parte dos médicos” e que “não existe evidência científica de que o produto funcione”. Não deixa de ser uma lei honesta, afinal, juntar algo em milhões de partes de água e torcer para que dê certo não é algo antiquado, é pensamento mágico em sua pura essência mesmo.

Porém, a homeopatia não deveria ser inibida se queremos ter menos mortes. Mas… como?!?

img_7105Que homeopatia não funciona é largamente sabido com estudos replicáveis e replicados que demonstram sempre não haver qualquer vantagem sobre placebo. Só que os boletos de contas a pagar continuam chegando, então haverá sempre alguém disposto a vender quando há tantos dispostos a comprar.

Dias atrás saiu no UOL uma matéria bem interessante nos lembrando que erros médicos já são a maior causa de mortes no Brasil. Nos EUA não é muito diferente. Por lá erros já matam mais do que qualquer câncer! Aí é que entra onde a homeopatia funcionaria para algo que não apenas a que a vende, mas também a quem a consome.

Os modelos ocidentais de Saúde atuais incentivam mais intervenção, mais procedimentos, mais remédios. O médico lucra com mais intervenções, o paciente por sua vez valoriza mais e avalia melhor o trabalho e o profissional que remedia e faz mais procedimentos. Tão importante quanto curar é ele demonstrar ao paciente que está tentando fazer algo, ainda que isso nos faça mal. E é justamente em ambientes assim que erros médicos se multiplicam e acontecem porque há sabidamente um exagero de intervenções desnecessárias, e mesmo as necessárias já carregam em si um pequeno risco natural de dar errado.

A homeopatia por ser inócua é justamente uma especialidade que, se não oferece diretamente a cura, por outro lado não traz em si o erro por seu caráter de não ter nenhuma intervenção factual. É como tomar uma pílula com água. É como seu irmão mais novo, de 7 anos, que é o café-com-leite no pega-pega. Ele não te faz mal nenhum, mas fará bem ao parar de chorar. Nessa realidade, a entrada da homeopatia apazigua o desejo do paciente de querer fazer algo em casos simples ao mesmo tempo que impede que haja erro médico por um sistema que incentiva o médico a fazer algo que seja.

Alguém seriamente doente ou em profunda dor não irá apelar à homeopatia porque no fundo no fundo essa pessoa já sabe que homeopatia não funciona para nada importante, e que algo que não é sério o corpo cuida sem maiores transtornos.

preparandohomeopatia1-1024x683Se visto friamente, sem suas consequências, essa lei americana é teoricamente boa, honesta. Mas na prática ela é ruim porque ela “dificulta que fujamos”, mesmo que inconscientemente, dos inúmeros erros médicos que hoje tanto matam. O maior benefício da homeopatia é, pois, justamente ela NÃO funcionar. É seu caráter inócuo que nos protege das barbeiragens evitáveis.

*no fundo no fundo esse é também o maior motivo pelo qual ir ao Nutricionista na Saúde não funciona. Ele pouco ajuda ao seguir as diretrizes atuais e o que aprendeu na faculdade. Mas ele pode muito te atrapalhar, fazendo você comer pior, te engordando, te deixando doente. Na Saúde deveríamos buscar SEMPRE conselhos e consultas nutricionais com um homeopata.

*Se você gostou do que leu aqui, aproveite para ler mais em O Nutricionista Clandestino sobre como as diretrizes atuais de Nutrição deixou o mundo equivocadamente obeso. Você pode adquiri-lo aqui em e-book por R$39! Ou aqui na versão impressa!

Anúncios

Uma ideia sobre “Os benefícios inusitados e inesperados da Homeopatia

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s