O açúcar pode ser vilão, mas é a fala do médico brasileiro é que é sintomática!

O UOL está longe de ser uma fonte minha para informação quando o assunto é Nutrição. Mas a matéria que saiu dias atrás sobre colesterol, gordura e açúcar é um primor! Nela estão ao menos 2 nomes essenciais para entendermos melhor a questão (Robert Lustig e Ancel Keys) e ao menos 3 estudos fundamentais!

Basicamente a reportagem fala sobre a culpa precipitada que a gordura levou como responsável nas doenças cardíacas (falo melhor aqui). Resumidamente, houve uma conclusão baseada em achismo, ciência malfeita, ciência questionável (por parte de Ancel Keys) e sobreposição de lógica (“se a artéria entupida está bloqueada com gordura, comer gordura deve ser a causa”).

A ótima Zoe Harcombe diz uma recomendação da qual eu compartilho: se você não quer se preocupar com o colesterol, não o meça. Ele confunde e você não consegue analisar uma informação de forma dieta que hoje sabemos ser fundamental (o tipo do seu LDL). Podemos dizer que hoje o colesterol é superestimado em indivíduos normais ou não.

ldl-mau-preditor

Mas a comunidade médica e de nutricionistas é tão viciada, é tão fiel às suas crenças que não há pesquisa suficientemente benfeita ou em tamanho tal que os remova daquilo que eles tiveram nas aulas da faculdade sem questionar.

Nada (nada!) é mais sintomático do que uma jornalista enfileirar o raciocínio fundamentando com argumentos usando um dos profissionais mais pertinentes da atualidade (Lustig) e ter que ouvir o contraponto de um médico brasileiro. As falas de Lustig ainda que contendo opinião são sempre feitas com suporte de análise. Mas isso fere a fé do médico brasileiro. Então a fala dele vem com um “não concordo”. Por quê? Porque sim. As conclusões dos interessantes estudos nos quais Lustig fundamenta sua fala não estavam nos livros do tal médico brasileiro. Então ele não pode acreditar, nem concordar.

É esse o nível do nosso debate.

Anúncios

2 ideias sobre “O açúcar pode ser vilão, mas é a fala do médico brasileiro é que é sintomática!

  1. adrianapiza

    Sobre LDL, coincidentemente na semana passada meu pai comentou sobre um colega físico que há um tempo desenvolveu um método (Técnica de óptica não linear de varredura Z, não me pergunte detalhes …rsrs) para diferenciar a LDLnativa, ou normal, da LDLoxidada, alterada. Teve uma palestra desse pesquisador na semana passada sobre o trabalho. O fato é que medir o LDL total não serva para nada. Podemos ter 1 tonelada, se for da nativa (ou não alterada), está muito melhor do que aquele que tem níveis baixos, mas maior quantidade da alterada. O que parece que ocorre é uma oxidação, e essa alteração faz com que o sistema imune passe a não reconhecer mais, gerando uma resposta imune, com inflamação e depósito nos vasos, formando a placa.
    Em um trabalho ele quantificou as LDLs em atletas de alta performance e comparou com pessoas que não eram atletas, mas que também não eram sedentárias, e eram saudáveis, sem obesidade, diabetes etc. A conclusão é que os atletas de alta performance tinham mais LDL não alterada, comparado ao outro grupo.
    O fato é que tem vários fatores, que nem sabemos, e que vão gerar mais ou menos LDLs oxidadas, alteradas.
    Esse é apenas um aspecto estudado. Enquanto isso nos dizem que temos que diminuir a tal LDL a qualquer custo…(e que é essencial para sobrevivência, sem ele a pessoa morre). E ainda…que comer colesterol é o problema!

    http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=34756
    http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs13538-015-0395-y
    http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs12013-016-0720-2

    Curtido por 1 pessoa

    Resposta

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s