Correr pode não engordar. Mas também pouco emagrece

New York Post fez a seguinte matéria com o depoimento de corredoras: “treinar para maratona me deixou gorda”. Basicamente o texto fala de uma armadilha muito comum, que é pessoas que decidem encarar o desafio de 42km não emagrecerem nem de longe o tanto que queriam. No caso das personagens do texto, elas ganharam bastante peso (e não é de músculo!) mesmo em um regime de exercício para correr a mais longa das distâncias olímpicas!

image005Isso está longe de ser exceção ou algo raro. Um estudo com pesquisadores feito com centenas de mulheres com sobrepeso, as submeteu a uma rotina de exercícios físicos por um período de 6 meses. Um grupo delas treinava 72 minutos por semana, outro 136 , outro 194 e um quarto grupo era o controle, sem treino. Contra todas as expectativas, não houve diferença de peso entre os grupos que treinavam e as sedentárias. Algumas, como as maratonistas, ganharam peso.

Talvez o melhor estudo já feito sobre maratona e peso é um estudo de 1989 com corredores treinando por 18 meses para correr 42km. Ao final do treinamento eles correram abaixo de 4 horas, um tempo melhor que a média dos corredores brasileiros e americanos, por exemplo. No período eles perderam pouco mais de 2kg, mas o mais desolador é saber que apenas metade disso foi gordura.

Resumidamente: por 18 meses correndo média de 9km/dia e os indivíduos emagreceram pouco mais de 1kg de gordura. É muito pouco! Corrida sem intervenção na dieta definitivamente está longe de ser uma grande emagrecedora.

No estudo, correr e treinar para maratona não emagreceu porque as pessoas ao final do treinamento comiam 400kcal a mais. Isso porque o corpo quando estamos treinando se ajusta com maior fome quase que instantaneamente, automaticamente e sem nutricionista nenhum precisando nos avisar disso. É por isso e entre outras coisas (das quais falo melhor aqui) que o exercício é ineficiente para o emagrecimento e não deveria ser JAMAIS a primeira abordagem na perda de peso. Não sou eu quem falo, são os inúmeros estudos.

diet_constrained_chart-0

É impossível sair dessa encruzilhada quando a pessoa cai na armadilha de encarar o peso como uma questão de balanço calórico, ideia na qual MUITOS especialistas AINDA acreditam, por mais que evidências apontem a falha imensa do modelo. E infelizmente eles não são poucos. Duvida?

Pois o fechamento da matéria em questão é sintomático. A “expert” consultada recomenda que você TEM que comer algo antes do treino, durante o treino, e ainda comer “um monte de carboidrato” (pode até ser uma barra de energia!) até 45 minutos depois do treino. Ela está querendo dizer que para emagrecer você tem que se encher de comida várias vezes ao dia.

Faz sentido comer muito mais para conseguir emagrecer? Ela acha que faz.

Juro que não entendo…

Anúncios

4 ideias sobre “Correr pode não engordar. Mas também pouco emagrece

  1. Pingback: Leituras de 2a Feira | Blog Recorrido

  2. Cintia

    Oi Danilo! Descobri seu blog por causa do vídeo de jejum intermitente! Parabéns pelo seu trabalho em divulgar as verdades sobre nutrição! Em relação a esse tópico específico, preciso dar meu depoimento! Sou um dos exemplos de que treinar para uma maratona engorda se não for feita a dieta adequada. E pior, estava com acompanhamento de nutricionista esportiva! Era banana, aveia e mel ou pão branco com geleia de pré-treino, gel de carboidrato a cada 50 minutos e whey com maltodextrina no pós-treino…Saia dos retornos arrasada porque o peso não diminuia (mesmo com IMC normal a meta era abaixar um pouco o peso) e culpada, porque para a nutricionista era óbvio que “não estava seguindo a dieta”! Fui para maratona e consegui baixar meu tempo 17 minutos, na época dei crédito a nutri, ao treinador, mas hoje sei que o mérito foi todo meu de ter sido tão raçuda e determinada a terminar uma maratona carregando todo aquele peso de gordura, anêmica e pré-diabética (que descobri depois de ter feito exames pós-maratona).

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s