Vid4 L0k4, consistência e o vegano que come carne

Fiquei feliz com os resultados do #Desafio21Dias3Dietas. Eu não prometo nada, mas tinha CERTEZA que emagreceriam. Eu e o Léo Moratta aprendemos mais do que esperávamos.

Por exemplo, deixar a Low-carb pro fim nos parecia óbvio, mas expôs MUITA gente a um vício que não controlam nem sabiam possuir. De óbvio passou a equívoco e de erro passou a ser uma lição, pois nada ensina melhor que a experiência. As pessoas puderam SENTIR como alguns alimentos VICIAM e POR ISSO devem ser evitados, não consumidos de forma “moderada”.

Outra lição é sobre a tola ideia do Dia do Lixo. Quem defende isso parece nunca ter lidado com o mundo real. Os resultados espantam! Recebi alguns dados de pessoas que se pesaram metodicamente. As pessoas voltavam 2a feira bem ACIMA do peso e nunca se dão conta!

É até curioso porque a pessoa te fala que fez a Carnívora “direitinho” e “só bebeu cerveja e um pouco de sorvete”. É mais ou menos como eu dizer que sou Vegano e “só” como 800g de costela todo jantar. 96% do tempo vegano! Ou a pessoa que come pão de queijo DIARIAMENTE e me diz que fez Paleo.

Veja bem, não dou a MÍNIMA pro que as pessoas (vocês) comem. Eu não me preocupo nem pro que quem me paga come! Imagina quem não me paga!? Se vocês tomam cerveja na Carnívora? Estou nem aí! Me pagando ou não!

Eu me preocupo SIM é QUANDO a pessoa está fazendo o que eu peço porque DAÍ EU tenho responsabilidade no resultado.

Só que eu SEI o que faço. E sei que é MUITO sem erro!

Mas às pessoas faltam CONSISTÊNCIA e ENTENDIMENTO da importância dela. Veja os gráficos. Em um com dados reais eu SEM olhar os dias EU localizei o final de semana. E depois fiz uma hipotética dupla com Vid4 L0k4 no final de semana e outro que no final de semana tinha um PEQUENO grau de liberdade (um vinho a mais na Carnívora, um Tubérculo na Paleo, uma indulgência na Low-carb).

Veja… veja o que acontece!

De coqueiro-anão, acadêmicos e lanchinhos

Estava dias atrás em Cuiabá. Paramos todos pra jantar em um restaurante em frente a um condomínio de alto padrão. Na calçada do prédio havia mini-coqueiros “trazidos do Uruguai”. (*na verdade coqueiros não são originários do nosso continente)

Qualquer pessoa (inclusive morador) que tentar andar pela própria calçada pelo qual paga um alto IPTU não conseguirá, ele corre o risco de furar o olho. Por quê? Porque o arquiteto ou o paisagista que decidiu por aquilo acha lindo sem precisar usar.

Em casa tínhamos no banheiro uma pia quadrada, linda, caríssima. Eu passava sempre mais tempo empurrando minha baba cheia de espuma pro ralo do que propriamente escovando os dentes.

Meses atrás fui à minha antiga faculdade encontrar um amigo. Por curiosidade enquanto ele não chegava fiquei lendo o mural. Na EEFE-USP estavam recrutando voluntárias na pré-menopausa pra um programa de musculação. Estudei lá de 1998 até 2001. E eles JÁ FAZIAM isso. Como pode se passar 20 anos e eles ainda estarem no MESMO lugar?

Na verdade a gente sabe o motivo!

Na EEFE-USP os professores NUNCA quiseram ajudar as mulheres de 50 anos! O paisagista que escolheu coqueiros anões faz aquilo para impressionar OUTROS paisagistas, não o morador. Assim como o arquiteto que acha uma boa perder tempo com pia quadrada quer é impressionar outros arquitetos, não o morador! O morador quem paga ($$$), mas o cliente final parece ser um terceiro.

CHEGAMOS AO ACADÊMICO QUE PRESCREVE LANCHINHO

Eu e o Léo Moratta chegamos à semana final do nosso #Desafio21Dias3Dietas e duas das coisas que mais ouvimos foram: “é libertador” e “funciona!”

SIM!

O Nutricionista que vem até você e prescreve 6 refeições diárias, lanchinhos e suplementos não faz isso pra VOCÊ, mas faz isso para impressionar a outros! SEMPRE foi assim em TODA a formação dele. Na faculdade tinha que impressionar professores, no mundo acadêmico impressionar seus pares em congressos e teses. Esse cara está POUCO LIGANDO pra você.

Enquanto a Nutrição não olhar o CLIENTE ele não fará uso daquilo que ele paga! A funcionalidade na Nutrição HOJE está em último lugar.

Suplementos? Métodos de treino? Educativos?

“É O PESO, ESTÚPIDO!”

Um levantamento francês encontrou que o peso dos 100 melhores maratonistas do mundo em 2011 é 3,2kg mais baixo que o peso dos top 100 em 1990. Pode parecer pouco, mas como quase a totalidade deles pesa menos de 60kg, estamos falando de 6% a menos de peso.

Nutricionistas IPI, médicos do esporte, corredor amador lento… esses caras parecem bêbados procurando a chave de casa embaixo do poste porque é só lá que o ambiente é iluminado.

Os melhores atletas SABEM o que determina o sucesso em seu esporte. Pareço repetitivo, mas já disse de graça aqui N vezes que na corrida o que importa é: volume de treino, capacidade de dissipar calor e baixo peso.

Quando o nutricionista-burro-IPI vem e diz que “não recomenda jejum no desempenho” ele apenas assina um atestado de ignorância. Primeiro porque os melhores do mundo o fazem há DÉCADAS (e um nutricionista-burro-IPI nunca ensina mais que os melhores).

E segundo porque jejum é um mecanismo de auxílio de BAIXO PESO. Agora volte lá e veja qual é umas das 3 variáveis determinantes de desempenho que listei de graça pra você.

Mas há sempre a opção de estarmos todos muito errados, lógico! Então sempre quando me marcam em publicação em que o nutricionista IPI pede pão francês ou bisnaguinha de pré-treino (ou um dos suplementos que ele tem que vender), me pergunto o que aconteceria se esse sábio estivesse na África, origem de 90 dos 100 melhores maratonistas do mudo… ele faria africanos fazer 42km em 1h35?

O que você acha? Os prós estão errados, mas o seu amigo da assessoria que corre a 4’35”/km está certo?

p.s.: agora na quarentena ajudei um amador em SEMANAS a perder ~14kg (sem fome, sem lanche, sem pré-treino, sem suplemento…). Fez em treino o que NUNCA fez em prova. Qual a conclusão do treinador? “Ah, se consumir mais carboidrato… vai voar…” Pois é! Nem mesmo ele entendeu que a lista que coloquei aqui NÃO fala NADA sobre consumo de carboidrato.

Ah o pré-treino…

A pessoa decidiu começar a correr, vem de um longo sedentarismo, geralmente com sobrepeso, ou seja, com excesso de energia endógena. Ela nem começou a treinar e já saca a pergunta:

“O QUE DEVO COMER ANTES?”

Como é que é?!? Você nem se mexeu e já quer comer? Nem começou a trabalhar e já quer o salário?

O pré-treino é um dos maiores equívocos de compreensão da Nutrição e – óbvio – de Nutricionistas.

Ah, Balu, mas treinadores tb falam isso…”

Sim, por uma dessas injustiças da vida temos que ter aula de nutrição na faculdade com nutricionistas. É um erro! Eu sei! É como pegar um monte de engenheiro hidráulico pra ensinar uma comunidade de pescadores ribeirinhos a pescar… ambos mexem com água, mas quando o assunto é pesca só um deles tem ideia mínima do que faz. Com Esporte e nutricionista é igual!

SEMPRE que se busca a resposta para algo, a primeira ação deveria ser olhar o mundo lá fora, não o que dizem vendedores. E o que encontramos? Temos que na natureza NUNCA há prévia alimentação a um grande esforço. MAIS: após um animal conseguir energia exógena (externa, a dos alimentos) ele REPOUSA.

Como querer inverter a lógica NATURAL das coisas? Como querer máximo desempenho quando a energia exógena leva a uma redução de atividade e energia interna (endógena)? Apenas acadêmicos enxergam lógica nisso!

E eu não canso de repetir: o treino não-alimentado proporciona adaptações IRREPRODUTÍVEIS ao se treinar alimentado.

Mas indo treinar sem pré-treino como ficam os vendedores? Como ficam aqueles que vivem ($) de traçar uma “estratégia alimentar” toda rebuscada ao cliente?

Eles PRECISAM, eles TÊM que vender ALGO a alguém. E não-comer não é algo! Eles vivem, pois, da não-compreensão.

A própria e a do cliente.

E você? Até quando você vai acreditar que o desejo do especialista muda a realidade? Que o seu desejo de ser especial de ter um pré-treino não faz nada em prol do seu esforço?

Por que não uso nem banha nem azeite

Já faz uns dias que penso em escrever esse texto. Isso porque uns amigos fazem piada me cobrando depois de ter dito a eles que não tenho nem banha nem azeite aqui em casa. Como posso dizer que banha é a melhor gordura se não tenho? Como defender usar azeite se não uso? Sou ou não sou skin in the game?

Na verdade tenho duas garrafas de azeite em casa que ganhei de Natal do FundUSP. Desde dezembro está fechada no armário. Banha? Faz 1 ano que não compro.

BANHA E AZEITE SÃO OU NÃO MELHORES?

Que fique bem claro: não teria medo ALGUM de usar o azeite que tenho. E se tivesse que usar UMA gordura, seria SEM DÚVIDA a banha!

Quem pensa que eu sou low-carb se engana, sou antes de tudo Paleo. DEPOIS low-carb. O conceito de Paleo é o de usar elementos NATURAIS à espécie humana e aprovados pelo tempo (Lindy). Banha é natural. Azeite é Lindy.

E os Óleos Vegetais (girassol, soja e milho)? Canola? Margarina?

São lixo puro! Só sendo acadêmico, médico, nutricionista, vendedor ou leigo pra defendê-los. Não são naturais (100% industrializados) e NÃO são Lindy (*o óleo de coco fica num meio termo… não industrializado, mais natural, menos Lindy, por isso é minha quarta opção, atrás da banha, do azeite e da manteiga).

Acredito CADA VEZ MAIS que uma dieta SAUDÁVEL contem o MÍNIMO possível de “gorduras de adição”, que são as gorduras que, AINDA QUE naturais, estão “fora” dos seus alimentos de origem. Elas são assim PROCESSADAS. Então você PODE comer abacate, mas não ficar usando o óleo dele. Você PODE comer porco, mas não usar banha! Pode comer azeitonas, mas evitar o azeite.

TUDO que é refinado, MESMO O AZEITE, TEM QUE ser evitado!

E como fazemos isso? Bom, aqui em casa uso uma frigideira de frisos que prepara a carne (porco e frango) em suas próprias gorduras! Ovos? Idem.

POR ISSO também não entendo as receitas e dicas que pedem óleo de côco no café, por exemplo. A pessoa quer queimar gordura e toma óleo? E ainda dá risadinha irônica de quem usa gel de pré-treino? Algo nessa logica não bate!

Pra terminar, você PODE usar banha e azeite. Minha dica: use o MÍNIMO possível. Não tenha medo é da gordura natural dos alimentos. As naturais!

Frutas e frutas silvestres

Um dos pontos mais mal compreendidos na Nutrição é a questão da nossa relação com as frutas. Repita comigo: fruta não é um alimento 100% natural. É um alimento anabolizado pelo homem.

Balu, mas porcos, os primos dos javalis, também não pesam 130kg naturalmente.”

ÓTIMO ponto! Porém, por NÃO haver um teto superior de ingestão de carne, um porco de 50kg ou de 100kg impacta MENOS a nossa Biologia do que uma amora ou uma laranja sem caroços do tamanho de uma bola de handebol. A amora (e o morango, pitanga, blueberries, acerola, etc.) são frutas chamadas silvestres.

“SILVESTRES: Diz-se da vegetação que medra espontaneamente, que não precisa ser cultivada pelo homem; selvagem, selvático”

Qual a diferença entre o porco enorme e a manga de 1kg? A manga tem MENOS fibra que na natureza, tem MUITO mais açúcar (elemento viciante) que na natureza, dá o ano todo e no mundo todo. É TUDO o que uma fruta natural NÃO é: grande, doce, sem fibra, acessível e onipresente.

A Nutrição não entendeu NADA, então colocou frutas na mesma categoria que pimentões (legumes) e rúculas (folhas), alimentos RICOS em fibra e POBRES em açúcar, o OPOSTO das frutas.

Aliás, sabe de onde surgiu a recomendação de 5 frutas ao dia? De um congresso na Califórnia em 1991 do setor – que rufem os tambores -… FRUTÍFERO.

É quase como entrar na sede da Nestlé e pedir que eles desenhem as diretrizes nutricionais. É idiota, eu sei, mas a Nutrição abraçou isso. Por quê? Porque “a Nutrição não é ciência, é antes de tudo um sentimento”.

Aqui no bairro as árvores estão repletas de amoras e pitangas. Elas não dão o ano inteiro. São ácidas, são sensíveis, são pequenas.

A ideia de que devemos ou podemos comer frutas diferentes e todos os dias, é um conceito tão estúpido que só pode mesmo ser defendido por acadêmicos e produtores de frutas.

p.s.: quem acha que eu escrevo isso porque não gosto de fruta de fato não me conhece… eu comeria frutas aos MONTES diariamente se fosse saudável! Fruta é o doce da natureza… eu não confio em quem não gosta de doce!

JAMAIS ouça o que o governo tem a dizer sobre Nutrição!

É um grave equívoco o governo se meter dando recomendações nutricionais. Primeiro porque ele não entende NADA do assunto. E segundo porque quando errar, não irá admitir que esteve sempre errado, então é um caminho sem volta.

Outro equívoco é conceitual. Dieta boa se faz não ao comer coisas boas, mas ao NÃO comer coisas “ruins”. Você não pede ao fumante para fazer mais exercícios ou comer legumes, você pede que ele NÃO fume (ou fume menos). Ao não comer ruim, sobra o bom. Diferença simples, mas CRUCIAL.

O governo não só pede mais do “bom”, como ERRA ao defini-lo. A população, olhando-se os dados disponíveis, fez o que lhe foi pedido. Menos carne vermelha, mais laticínios desnatados, mais grãos e mais frutas. O que aconteceu? Engordou como nunca e por isso adoeceu.

E o que nos pedem? Menos carnes! Faz sentido? NÃO.

Ao se pedir menos carnes ignoramos que a dieta americana padrão já é PELO MENOS 75% vegana! 99% das calorias de junk food são veganas!

Não é ruim comer vegetais! O problema NUNCA FOI comer abobrinha ou tomate, mas comer:

1. Alimentos processados e refinados: FARINHAS e AÇÚCAR;

2. Alimentos NÃO-naturais à espécie: GRÃOS e INDUSTRIALIZADOS;

3. Gorduras de adição: ÓLEOS VEGETAIS e MESMO os mais naturais (manteiga, azeite, banha…)

E ao NÃO comer calorias de alimentos “ruins” ou NÃO-naturais, nos sobra alimentos “bons” (ODEIO usar o termo “bom” porque induz o leigo a achar que comer mais pimentão compensa o milk-shake, o ideal seria dizer alimentos “naturais”).

As diretrizes atuais são um enorme equívoco porque pedem MAIS alimentos processados (óleos vegetais e laticínios desnatados), NÃO-naturais (grãos) e MENOS de alimentos nutricionalmente MUITO ricos (carnes).

Por fim, quando se quer ou precisa perder peso (gordura), colocar manteiga no café é estúpido! “Derramar” azeite na salada também! Ambos são REFINADOS. Uma pessoa para emagrecer precisa ser low-carb porque ela já é HIGH fat.

Desafio 21 dias! 3 semanas, 3 dietas!

Nessa 2a feira (dia 14/9) eu e o Léo Moratta vamos começar um desafio que vamos estender a vocês… DESAFIO 21 DIAS, 3 DIETAS, 3 SEMANAS!!

Semana 1: CARNÍVORA
Semana 2: PALEO
Semana 3: LOW-CARB

Como funcionará? De GRAÇA, basta entrar na lista do Telegram e eu e ele vamos dar dicas diárias ensinando o passo a passo!

Entre! Se prepare! E vamos juntos! Faça como CENTENAS DE OUTROS! Em 21 dias perca peso, ganhe saúde e o melhor… sem gastar nada!! Não deixe essa chance única passar!

 

 

Tyson e a verdadeira “Dieta dos Gladiadores”

Já perdi a conta de quantas vezes me perguntaram se vi o documentário “Dieta dos Gladiadores”. Eu ia ver, mas desisti. Por 2 motivos. Minha lista da Netflix só aumenta. A outra razão é mais lógica. Eu nunca vi Batman & Robin (1997). Após ter visto a trilogia do Batman de Christopher Nolan (2005-2012) eu NÃO preciso mais ver aquele pra saber que é ruim. Ninguém precisa comer b0sta pra saber que não presta.
 
Hoje vi um trecho fantástico de entrevista com Mike Tyson. O ex-boxeador esse mês volta aos ringues. Por 5 anos ele foi vegano. Quando você entra no ringue com um cara de 100kg querendo te matar você tem PELE EM JOGO. O que Tyson resolveu fazer? Voltar a comer carne! É ÓBVIO!
 
Dias atrás um grande portal trouxe uma Nutricionista especializada listando os 10 alimentos fonte de proteína vegetal. Estavam lá arroz, aveia e brócolis. No dia que eu estiver na academia e o Tião Stanozolol Nandrolona, que não tem o ensino médio, sair da série de supino dele levantando um Fusca 78 e falar que vai pra casa “bater” um prato de arroz integral com aveia AÍ EU ACREDITO no que um Nutricionista tem a dizer sobre esporte!
 
Do contrário faço como Tyson, outro sem diploma: COMO carne! “Ah mas o Frodeno”… DANE-SE o Frodeno! Pra cada atleta importante ou campeão de um esporte não-olímpico, como o Frodeno, eu trago MIL atletas que têm carne na dieta!
 
Quem cita o Frodeno me dá UM indicativo: não entende NADA da dinâmica do esporte. Atleta olímpico tem particularidades. Eles fazem o que PRECISO FOR! Se você disser que ele tem que ficar 10 anos sem carne pra ganhar ouro, eles ficam! E esses caras são TÃO privilegiados que mesmo à base de McDonald’s eles se destacam. Duvida? McNuggets foi A BASE da alimentação de Usain Bolt em 2008. Só que ninguém sugere comer isso. Sabe o motivo? É tão estúpido dizer que galinha frita na farinha é o ideal quanto que veganismo no esporte é superior ou mesmo não-inferior. Se fosse, TODOS fariam igual!
 
Por fim, olhe esse “gladiador” da foto do post. Veja se ele acha que brócolis vai sustentar a família dele ou mantê-lo com esse físico comendo aveia… só Nutricionista pra achar isso!

Banha é Lindy. Nutrição não!

“A NATUREZA NÃO FAZ NADA EM VÃO” (Aristóteles)

Vocês já devem ter se deparado aqui nas minhas redes referências ao “Efeito Lindy”. O conceito, popularizado por Nassim Taleb em Antifrágil, fala sobre a ação do tempo na expectativa de algo não-perecível.

Ou seja, o tempo de vida deste algo dita a segurança com que este algo estará entre nós no futuro. Se algo funciona, ele é Lindy! Usar Banha é Lindy, por exemplo. Voltaremos à ela!

Sempre falo aqui: o tempo é a maior e melhor variável de análise de risco e segurança de algo.

E aí voltamos a Aristóteles, que tem uma frase célebre no assunto: “Se há um jeito melhor do que o outro, você pode ter certeza que o melhor é o modo da natureza.”

Na melhor obra que existe sobre hidratação no esporte, Waterlogged, Tim Noakes faz referências dizendo que vendedores e falsos especialistas (nutricionistas e fisiologistas IPIs, “Intelectuais Porém Idiotas”) tentam nos convencer que o ser humano é o único animal do mundo que não sabe quando precisa se hidratar.

Em Endure (de Alex Hutchinson) um fisiologista IPI explica que Haile Gebrselassie poderia correr MUITO mais rápido se bebesse mais água. No “raciossímio” dele um Labrador idiota (e o fisiologista igualmente idiota) sabe quando se hidratar, mas Haile, um dos maiores atletas de todos os tempos não.

Voltemos à banha…

Quando falei que óleo vegetal é o PIOR alimento a se ter na cozinha (SIM, pior que açúcar) sabe quem veio defender essa substância comestível de 100 anos que NUNCA foi testada antes de ser recomendada? Analfabetos? Vendedores? Leigos?

NÃO! Nutricionistas! Não foi minha avó analfabeta (que usava banha!), mas professores de faculdade que me diziam que eu deveria deixar de usar banha (milhares de anos) para usar óleo de canola, algo 100% industrializado.

Não é que à Nutrição falte aulas de lógica elementar, de risco, de matemática… falta também filosofia. Pois NUNCA em sã consciência alguém iria sugerir deixar de usar banha, “o modo da natureza”. É uma ideia tão estúpida que só podia vir de acadêmicos.